O passado e o contemporâneo que envolvem Turquia e Dubai

Dois destinos de encanto e fascinação

31/10/2019

Considerada uma nação transcontinental, a Turquia é o terceiro país mais populoso da Europa. Grande parte de seu território situa-se na Ásia e é banhado pelo Mar Mediterrâneo, Mar Egeu, Mar de Mármara e Mar Negro, separados pelo Estreito de Bósforo. Armênia, Azerbaidjão, Bulgária, Geórgia, Grécia, Irã, Iraque e Síria fazem fronteira com a singularidade cultural, histórica e encantadora deste povo.
 

Ancara é amplamente confundida com Istambul no que diz respeito à capital, com ares cosmopolitas e ocidentais. Típica por seus parques de um verde intenso e atrações culturais, como o Museu da Pintura e Escultura, possui trânsito calmo e organizado – um local mais residencial, por assim dizer.


Istambul é mágica, com resplandecência e propaga movimento e luz por todos os lados. Ademais, sua arquitetura parece uma tela de Picasso, talvez Van Gogh. A perfeição ostentada pela Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia na região de Sultanahmet, exponencialmente demonstram o quão bela é a cidade.

 

Com inúmeras lojas, o Grand Bazar é mágico, ruidoso pelos diversos idiomas e, ao mesmo tempo, acolhedor. Suas inúmeras lojas agradam todos os bolsos e olhares atentos, são porcelanas, pashminas, chás, joias e aromas de temperos que se entrelaçam ao espírito artístico e culinário. do local.
Neste país, é admirável o respeito dirigido aos mais velhos. O beijo nas mãos, tradição turca, é lindo: o jovem beija o dorso da mão da pessoa mais velha e, logo após, a encosta em sua fronte. Há uma exceção: desde que o indivíduo não seja líder religioso do islamismo e você, uma mulher.

 

Ao chegar em Dubai, encontra-se riqueza, luxo e modernidade no paradigmático mundo árabe. Aqui, o superlativo cresce de mais a mais – o desértico transformou-se em moderníssimo e gigantesco: arranha-céus, o único hotel 7 estrelas do mundo, shoppings imensos e, claro, a capital dos negócios.Curiosamente, encontramos pela cidade pontos de ônibus climatizados e táxi somente para mulheres. Além do mais, há hospital para camelos e metrô sem maquinista. Tudo aqui é MUITO, IMENSO, PLUS!

 

Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, nos brinda suas praias com estonteantes dunas de areia e o astro rei brilhando ao longo de todo o ano. Global, suas memórias e estilo de vida seduzem milhares de visitantes. O crescimento do local deu-se a partir da descoberta de petróleo na região, fato significativo para a gênese da nova cidade.
Feiras livres, shoppings luxuosos, parques e a Roda Gigante de Marina Eye são atrativos imperdíveis do local.


A história de Turquia e Dubai são envolventes e, de certa forma, similares. Istambul foi capital do Império Romano do Oriente, Abu Dhabi era composta por beduínos e Dubai provavelmente este habitada 3000 anos a.C. consoante escavações. Para amantes de pré e pós- modernidade, cultura e diversidade, Turquia e Dubai oferecem os primórdios e encantos colossais de um passado ainda muito presente e de um futuro que promete ser, literalmente, ainda mais impressionante.

VEJA TAMBÉM