Exercícios para depois dos 60

Porque não existem limites de idade para se ser uma pessoa ativa,

06/03/2017

Porque não existem limites de idade para se ser uma pessoa ativa, diga adeus à inércia e escolha a atividade que mais se adeque à sua condição física. Nós damos-lhe uma ajuda para escolher a modalidade mais adequada.

Caminhada

È considerado o exercício mais prático de inserir na rotina e o mais eficiente para as pessoas que chegaram à terceira idade sedentárias, e que não estão habituadas com exercícios. Além de promover o convívio social, fortalece os músculos e as articulações e melhora o ritmo cardíaco. Durante a caminhada, é importante manter as costas e os ombros direitos, bem como usar ténis confortáveis. Deve-se começar por trajetos curtos e ir aumentando a distância até fazer caminhadas de 30 a 60 minutos, três vezes por semana. Antes e depois de as realizar, é importante alongar para evitar lesões.

Natação

A natação é um dos melhores exercícios para a terceira idade porque tem muitos benefícios como alongar e fortalecer os músculos e articulações do corpo, prevenir o aparecimento de lesões, aliviar as dores causadas pela artrite, evitar a perda óssea e diminuir o risco de doenças como diabetes ou hipertensão.. Outro ponto positivo da natação é que o contacto com a água causa uma vasodilatação nas vias respiratórias, o que melhora instantaneamente a respiração dos idosos, diminuindo o problema da falta de ar.

Bicicleta

Esta é uma boa opção de exercício para idosos porque ajuda a fortalecer as articulações, especialmente as dos joelhos, tornozelos e anca, além de ajudar a fortalecer os músculos das pernas e abdómen. Além disso, andar de bicicleta ajuda a baixar a pressão arterial e a aliviar as dores provocadas pela artrite.

Alongamentos

Além de melhorarem a flexibilidade e a circulação sanguínea, os alongamentos melhoram a amplitude dos movimentos, favorecendo a realização das atividades de vida diária como por exemplo arrumar a casa ou cozinhar. Além disso, os exercícios deste género ajudam a diminuir a rigidez das articulações e músculos, e a evitar o aparecimento de lesões.

Hidroginástica

Aqui, todos os músculos do corpo são exercitados e a água favorece o relaxamento das articulações, aliviando as dores e desenvolve a força e resistência do corpo. Esta atividade melhora igualmente o ritmo cardíaco e a saúde dos pulmões.

Yoga e pilates

Os benefícios destas duas modalidades na terceira idade, vão desde o alívio das dores provenientes da idade até ao aumento da autoestima. O yoga varia exercícios de força com exercícios de equilíbrio, ajudando a melhorar a postura, a estabilidade e flexibilidade do corpo, além de ajudar a alongar e tonificar os músculos e relaxar as articulações. Já a modalidade de pilates ajuda a estimular a circulação, aumenta a flexibilidade e força, favorecendo a coordenação dos movimentos. Além disso, ajuda a melhorar a postura e a aliviar o stresse.

Corrida

Correr traz muitos benefícios para o equilíbrio e para a respiração. Os idosos que procuram ser beneficiados por esta atividade devem gastar no mínimo 30 minutos por dia com ela, cinco vezes por semana. No entanto é importante tomar alguns cuidados para não prejudicar a saúde. É importante fazer exercícios para aumentar a flexibilidade antes da corrida. Se as articulações, principalmente as da cintura, dos ombros e joelhos não estiverem preparadas para uma atividade física que envolve impacto, podem acontecer lesões ou torções em determinadas áreas do corpo.

Fonte: Site Impala - Por Ana

VEJA TAMBÉM