Veranópolis - A terra da longevidade

Uma das regiões de maior longevidade em todo mundo

21/09/2019

 

A cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, é famosa como a Terra da Longevidade. Junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), ela possui o Selo de Cidade Amiga do Idoso.


Veranópolis assinou uma carta de compromisso com ações a serem desenvolvidas na cidade da serra gaúcha até 2019.

Atualmente, apenas outra cidade brasileira possui o selo de Cidade Amiga do Idoso: Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Na América Latina, Victoria, no Chile, e La Plata, na Argentina, possuem o selo.

 Os segredos dos idosos supersaudáveis aos 90 anos

Em Veranópolis, são conduzidos estudos desde 1994 para avaliar as razões pelas quais lá as pessoas vivem mais. Com população de aproximadamente 23 mil habitantes, 15,3% possuem 60 anos ou mais. Em 2010, a expectativa de vida era de 75,3 anos.

Por enquanto, foram feitas 11 teses de doutorado, 15 monografias e 15 artigos científicos. As investigações envolvem mais de 2500 pessoas.

O que gera curiosidade sobre a longevidade em Veranópolis é que ali o estilo de vida não é necessariamente o mais saudável. Ele preserva, sim, questões culturais da população mais velha, vinda principalmente da Itália, além de um conjunto de hábitos que faz bem para a terceira idade.

Os idosos ali não ficam parados: participam de grupos de convivência, bailes, aulas de ginástica ao ar livre e informática. Tudo em seu tempo, com instrutores qualificados para o atendimento de suas necessidades.

Um dos segredos da Coreia do Sul, um dos cinco países com maior longevidade no mundo, é o senso de comunidade – essa sensação de pertencimento é essencial para elevar o bem-estar mental dos habitantes de Veranópolis também.

VEJA TAMBÉM