Moda e Estilo na Terceira Idade

Aviso: homens também devem ler!!!

06/03/2017

Por Graziella Bergamin Hertzog - Diretora Executiva do Portal Brasil Sênior
Email: grazi@brasilsenior.com.br

Foi-se o tempo que as mulheres chegavam aos seus 50 anos e com aquela aparência de vovozinhas com um coque na cabeça e vestidos largos, que passavam o seu tempo em casa fazendo tricô e cozinhando guloseimas para os seus netinhos... E os homens, já aposentados, passavam os dias com seus pijamas surrados e seus chinelos velhos...

Isso se deve ao fato de que as pessoas estão chegado a idade mais avançadas com toda a vitalidade e vontade de viver de sua juventude. Elas querem ir ao cinema, viajar, frequentar os bailes, enfim,viver a longa e próspera vida que ainda tem pela frente!

Mas, para isso é importante estar na moda! Como assim? Isso quer dizer que vou ter que ir naquelas lojas caríssimas, para comprar as roupas e s acessórios fashion lançados por aqueles estilistas famosos? Imagine!!! É lógico que não!!!

Vamos esclarecer alguns tópicos:

--> Para estar na moda, não é preciso ter um armário abarrotado de roupas, acessórios e sapatos!
--> Estar na moda, não significa ter que renovar todas suas roupas a cada estação!
--> Cada um tem o seu estilo de ser e de viver, independente da moda da estação. Saiba respeitar isso!
--> E por fim, estar na moda não significa usar roupas bonitas e desconfortáveis!

Bem, mas afinal, o que significa estar na moda, para mim, que já tenho 5, 6, 7 décadas de vida????

Em primeiro lugar, temos que aceitar o nosso corpo, que em geral não é mesmo dos vinte e poucos, no qual qualquer roupinha ficava linda! Aceitando o nosso corpo, temos que descobrir quais as peças que nos valorizam. Com certeza esse é um trabalho mais árduo para as mulheres, já que a variedade é maior. Mas, é uma questão de experimentar, se olhar no espelho, pedir dicas aos amigos e se sentir bem.

Quem pode gastar mais, pode contratar um personal stylist. Esse profissional vai analisar o seu dia a dia, a sua personalidade e sua condição financeira e vai orientar-lhe na compra de roupas e acessórios, um novo corte de cabelo, maquiagem e até mesmo nas sua maneira de ser portar.

Porém, quem não pode gastar muito, pode seguir algumas dicas básicas:

Para mulheres:

1 – Esqueça aqueles vestidos vestidos largos, fechados e marrons e beges.

2 – Quem saber ter uma calça jeans em seu armário? Não estamos mais na época em que jeans era coisa para jovens. Hoje, há modelos para diversas faixas etárias.

3 – Aposte em um vestido preto básico. Com ele, dificilmente você vai errar na hora de ir para aquele baile! E para variar, use acessórios e maquiagens diferentes.

4 – Abuse das cores! Sim, as cores! Elas te colocam para cima, dão um ar mais alegre e jovial no seu visual. Veja mais em O SIGNIFICADO DAS CORES.

5 – Valorize o que você tem de melhor. Tem belas pernas? Qual o problema de usar uma saia? Não precisa ser aquela sainha mini, dos seus 17 anos... Tem um colo bonito? Por que não investir em um decote? Não estou falando em um decote profundo e hoje há sutiãs que fazem milagres.... Esconda o que você não gosta. Não há problema nisso!

6 – Invista em boas lingeries. Hoje, há sutiãs que levantam o peito, calcinhas que modelam o bumbum, cintas modeladoras para abdômen e pernas. Por que não se utilizar desses artifícios?

7 – Tenha seu kit de maquiagem. Hoje, a maquiagem possui diversos ativos que ajudam a manter a pele bonita e até mesmo podem esconder linhas e rugas de expressão. Uma maquiagem bem feita pode rejuvenescer até 15 anos!

8 – Antes de comprar roupas, olhe para o seu armário e procure nas lojas peças que possam combinar com as que você já tem em casa. Assim, você pode montar vários looks sem gastar muito.

9 – Não está achando nas lojas roupas que lhe agradem? Por que não procurar uma costureira? Assim, você pode escolher o tecido, a modelagem e fazer a roupa perfeita para o seu corpo.

10 – Por fim: entenda sua personalidade e respeite o seu modo de viver. Quando for comprar uma roupa, imagine-se utilizando-a no seu dia a dia. Combina com você? Então vá em frente na sua compra!

Para homens:

1 – Pare com essa mania de usar pijama em casa o dia inteiro. O pijama foi feito para dormir.

2 – Invista em uma boa calça social e uma camisa, para ir naquele baile ou para encontrar aquela pessoa especial.

3 – Cuide da sua aparência. Mantenha a barba feita ou se tem bigode ou barba, mantenha-os bem aparados.

4 – Cuide da sua pele. Sim, vocês também precisam disso! Usem protetor solar, creme hidratante. Faz bem e as mulheres gostam!

5 – Cabeludo? Mantenha seu cabelo com um bom corte.

6 – Por favor, mantenha suas unhas no mínimo cortadas!

7 – Invista nas cores. Hoje, homens modernos (sim você é um homem moderno, afinal estamos no século XXI) podem utilizar até tons de rosa. Por que não?

8 – Mesma dia do que para mulheres: conheça sua personalidade, seu estilo de vida e imagine-se usando a roupa no seu dia a dia, antes de comprá-la.

O mais importante, para homens e mulheres, é respeitar sua personalidade, seu gosto e principalmente o seu estilo de vida! Assim, antes de qualquer moda que vai e vem a cada estação, você estará usando roupas que lhe façam se sentir bem.

VEJA TAMBÉM