Cuidados especiais com cães idosos

Saiba quais os cuidados necessários com os pets idosos

26/04/2017

Dificuldade de locomoção, aparecimento de pelos brancos, olhar cansado, perda de interesse por brincadeiras e atividades de movimentação… Há alguns sinais que indicam que a idade chegou para os cachorros. Assim como para nós, essa é uma fase que merece toda atenção, pois envelhecer com saúde é a chave para preservar a vida ao máximo.

Para começar, é importante saber que a terceira idade dos cães não tem momento exato para aparecer. A veterinária Laís Alarça, especialista da Hercosul Alimentos, esclarece que a chegada tem relação com diferentes fatores. “As situações podem variar, ou seja, a terceira idade de um cão de grande porte pode começar aos oito ou nove anos, dependendo muito da condição do animal. Já os vira-latas podem ultrapassar os 15 anos”, explica. Da mesma forma, os sinais do envelhecimento podem ser diferentes em cada raça: problemas nas articulações, comprometendo a locomoção; problemas respiratórios ou relacionados à digestão; dificuldades renais, entre outros.

Em geral, o que se pode observar é que os animais passam a dormir mais e ficar mais quietos, além de perderem um pouco da atenção aos movimentos ao redor. Ao sinal da chegada deste momento, intensificar as visitas ao veterinário é essencial, pois alguns órgãos podem passar a funcionar de maneira mais limitada, exigindo acompanhamento constante. Este profissional poderá indicar também ajustes na alimentação, de acordo com algumas necessidades específicas – como a dentição, que ficará mais frágil e pedirá alimentos menos sólidos.

Outro ponto de atenção para os tutores é pensar na readaptação do lar para manter o conforto dos pets, caso apareçam problemas de saúde relacionados à idade. Dificuldades locomotivas, por exemplo, tornam atividades antes comuns mais complicadas, como uma simples subida no sofá. Caso seja notado que o pet apresenta dificuldades para executá-la, dispor de degraus para que subam pode ser interessante. Além disso, complicações de visão – comuns nos cães idosos, que vão perdendo este sentido – tornam necessário dobrar a atenção com obstáculos e possíveis locais de colisão no caminho.

Cuidados com cães idosos

A velhice para os aumigos não significa que devam deixar de praticar atividades físicas completamente. Em todas as fases da vida, essa movimentação estimula a saúde muscular e evita a fraqueza. Por isso, não é indicado cessar os passeios ou desestimulá-lo a brincar. O segredo é readaptar a rotina de forma mais leve, atenta aos sinais de cansaço que o pet dá. E, claro, não relaxar nas visitas ao especialista de confiança. A gente quer nossos pets perto por muitos anos!

Fonte: PetBlog

VEJA TAMBÉM