Idosos de hoje são mais jovens que os de 3 décadas atrás

A realidade dos idosos de hoje é muito melhor quando comparada com os idosos da mesma idade 30 anos atrás

24/04/2021

A ciência comprova o que a gente já percebe: a capacidade funcional dos idosos hoje é melhor do que a de pessoas da mesma idade de três décadas atrás. Ou seja, é como se eles fossem mais jovens que os do passado.

estudo da Faculdade de Ciências do Esporte e Saúde da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, compara o desempenho físico e cognitivo de pessoas entre 75 e 80 anos de agora com o pessoas da mesma idade na década de 1990.

A pesquisa constatou que entre homens e mulheres nesta faixa etária, a força muscular, velocidade de caminhada, velocidade de reação, fluência verbal, raciocínio e memória operacional são significativamente melhores do que em pessoas da mesma idade nascidas antes.

Motivos

“Houve muitas mudanças favoráveis e isso inclui melhor nutrição e higiene, melhorias nos cuidados de saúde e no sistema escolar, melhor acessibilidade à educação e melhoria da vida profissional”, explicou o pesquisador Matti Munukka.

“Os que tem hoje 75 e 80 anos cresceram num mundo diferente do que o de seus colegas nascidos há três décadas”, acrescentou.

“Maior atividade física e fortalecimento corporal explicaram a melhor velocidade de caminhada e força muscular”, diz a estudante de doutorado Kaisa Koivunen.

Envelhecer lentamente

Os resultados sugerem que o aumento da expectativa de vida é acompanhado por um aumento do número de anos vividos com boa capacidade funcional na vida adulta.

Com informações do Sunnyskyz - Só Notícia Boa

 

VEJA TAMBÉM