Balneário Camboriú - Programa Abraço completa um ano

O programa virou referência internacional

25/04/2018

O Programa Abraço de Proteção à Pessoa Idosa de Balneário Camboriú completa um ano nesta quarta-feira (25). O programa atende idosos em situação de risco, com acompanhamentos psicológicos, jurídicos e de locomoção. No primeiro ano do Abraço foram realizados 1.678 atendimentos. O programa virou referência internacional, participando do Fórum Mundial da Pessoa Idosa, em Porto Alegre.


A violência financeira é a ocorrência mais atendida pelo programa durante este período, totalizando 48% do total dos atendimentos. As outras principais ocorrências são negligência com 25%, abandono com 11%, e consulta jurídica que foi responsável por 6% da demanda.


“O Programa Abraço cumpre seu papel de proteção e acolhimento aos que necessitam. É um programa importante que tem servido de modelo para ações similares que estão sendo implantadas em muitos municípios brasileiros. O cuidado e a atenção ao idoso tem sido uma constante e é compromisso de governo”, falou o prefeito Fabrício Oliveira.


O Programa foi criado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria da Pessoa Idosa, com apoio da 6ª Promotoria do Ministério Público. A equipe é formada por pedagoga, psicóloga, assistente social, uma advogada e um administrador. Somente neste mês de março, foram realizados 224 atendimentos, sendo que o Centro foi o bairro com maior demanda, totalizando 131 ocorrências. Desses, 89 atendimentos foram por consulta psicológica.


A secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello, explica que o alto número de violência financeira se dá porque os idosos acabam acreditando demais nos familiares, por amor e se prejudicam. “Muitas vezes alguns idosos por amor acabam cedendo aos empréstimos que os familiares pedem e dando grande parte da sua aposentadoria, mas acabam sendo enganados”, pontuou Christina.


Edson da Cunha Botelho, foi um dos atendidos pelo Abraço. Ele comenta que se sentiu acolhido do início ao fim do processo. “O Abraço me buscou quando quebrei duas costelas durante uma viagem. Eles me levaram e me buscaram no hospital, me deram acompanhamento psicológico e me acolheram dentro da Secretaria da Pessoa Idosa. Hoje não me sinto sozinho e interajo com todos aqui”, disse ele.


O atendimento do ABRAÇO é 24h, por meio de plantão telefônico, no (47) 3363-3020 ou presencial, de segunda a sexta-feira das 13h às 19h, na Secretaria da Pessoa Idosa, situada na Rua 1822 n° 614, entre a 3ª e a 4ª Avenida.


Além do programa ABRAÇO, o Município oferece cerca de 83 cursos e oficinas de atenção ao idoso, nos polos do Centro, Nações e Barra. As atividades proporcionam a socialização, estimulam a memória, fazem bem pra saúde física e mental.


______________________

Informações Adicionais:


Secretaria da Pessoa Idosa

(47) 3261-5300


Diretoria de Comunicação

Jornalista: Ricardo de Oliveira

Foto: Soraya Bogarim

(47) 3267-7022


www.balneariocamboriu.sc.gov.br

VEJA TAMBÉM