Ex-atriz da Globo participa de série sobre idosos: 'Quero viver até 150 anos'

Aos 63 anos, Tânia Alves está em plena atividade e não pretende parar tão cedo.

04/07/2017

Por FERNANDA LOPES 

Aos 63 anos, Tânia Alves está em plena atividade e não pretende parar tão cedo. Depois de ficar em sexto lugar no reality show Dancing Brasil, a atriz é uma das estrelas da série documental Outros Tempos – Velhos, que estreia nesta terça (4) no canal Max, da HBO. Tânia, que já fez 13 novelas na Globo, conta a história de sua vida e fala sobre como encara o envelhecimento. Ela jura que prefere sua vida hoje do que no auge da carreira e do vigor, nos anos 1970 e 1980.

"Eu me sinto mais feliz agora do que quando era jovem. Brinquei até que a melhor parte é a vaga de idosos (risos). Os privilégios são ótimos. Acho [envelhecer] melhor do que morrer. Agora os cientistas já estão discutindo que é possível chegar aos 150 anos, e eu quero. Trezentos anos eu também quero. Adoro a vida, e para mim envelhecer é continuar viva", afirma, entusiasmada.

A história de Tânia Alves é tema do quinto episódio da série, que em cada capítulo traz dois perfis de idosos que vivem de formas completamente distintas. Tânia mostra como está sua rotina longe das novelas _a última produção que ela participou foi Araguaia, em 2010.

Desde 1999, a atriz também é empresária e administra um spa em Nova Friburgo, interior do Rio de Janeiro. Ela se dedica a pesquisas e investimentos constantes em alimentação saudável e terapias alternativas, tudo para evitar problemas que podem surgir com a terceira idade.

No episódio, a história dela divide espaço com o depoimento da não-famosa Maria do Jongo. Com 94 anos, ela nunca praticou atividades físicas, gosta de comidas pesadas como feijoada e demonstra que consegue aproveitar muito bem a vida dessa forma.

"No decorrer da vida, todos nós vamos envelhecer. Vou levar muitos dias para digerir tudo o que vi [na série documental]. Não há conclusão, é cada um com sua experiência", afirma Tânia.

Respeito na velhice
Com oito episódios, Outros Tempos – Velhos expõe o contraste entre a história de uma pessoa reconhecida em sua profissão e de um anônimo a cada episódio. Além de Tânia, participam personalidades como o cantor Ney Matogrosso, o compositor e instrumentista Hermeto Pascoal, a Monja Cohen Roshi e a jornalista de moda Regina Guerreiro.

Não necessariamente a história dos famosos é mais bem-sucedida do que a das pessoas comuns. Regina Guerreiro, no primeiro episódio, revela que vive solitária e chega a se arrepender de ter sido tão workaholic na juventude. Já Lidia Serrano, com quem divide o capítulo, abdicou da carreira de cantora para cuidar de quatro filhos, e hoje vive feliz na companhia da família.

"As pesquisas mostravam que a velhice é democrática, ela chega pra todo mundo. É uma série sobre escolhas. A gente queria contar como os detalhes podem influenciar e mudar uma trajetória de vida completamente. Do encontro das duas biografias nasce uma terceira narrativa", explica Eduardo Rajabally, diretor-geral da série.

Os profissionais da Prodigo, produtora responsável por Outros Tempos - Velhos, afirmam que a intenção não é fazer julgamento ou dar dicas de como chegar à terceira idade da melhor forma possível. Eles procuraram expor a vida de idosos em diferentes perspectivas, partindo do fato de que o Brasil é um país em rápido processo de envelhecimento. Até 2025, será o sexto do mundo em número de idosos, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo Rajabally, a palavra que guiou as entrevistas e o roteiro foi respeito. Além de contar a história dos personagens com o tratamento que eles merecem, a ideia é valorizar a sabedoria e a experiência dos idosos no Brasil.

"A falta de respeito está retratada em todos os episódios de uma forma intimista, não com dados e números, mas da maneira como eles vivenciam a velhice. Na Europa e na Ásia, o velho tem um papel muito importante. Aqui, estamos deixando a velhice meio de lado. Nos parece que a gente precisa olhar rápido para essa questão de como envelhecer no Brasil, porque é insustentável essa relação de diminuir a velhice", conclui o documentarista.

Outros Tempos - Velhos será exibida no Max todas as terças-feiras, a partir das 23h.

Fonte: Notícias da TV - UOL

VEJA TAMBÉM