7 dicas para idosos cuidarem da saúde mental durante a quarentena

Psicólogos defendem que o isolamento não precisa ser ameaçador para os idosos

07/06/2021

Construir uma rotina

Segundo Cloves, a estrutura cotidiana também ajuda a garantir o bem-estar do idoso durante a quarentena. “É importante manter uma rotina para dormir, por exemplo. Se ficar deitado o dia inteiro, a noite não tem sono, o que pode fazê-lo ter insônia ou dormir mal”. Tentar acordar todos os dias no mesmo horário, não passar o tempo todo de pijama e ter um hábito de preparação para começar o dia também são práticas que contribuem para estruturar o cotidiano.

Se conectar com a espiritualidade

Manter-se em contato com a espiritualidade é outra prática que contribui para a saúde mental no isolamento, segundo Cloves. “Se a pessoa tiver alguma prática religiosa, ela pode fazer uma meditação durante o dia, fazer uma oração de acordo com a sua crença, ler um texto da Bíblia. Tudo isso ajuda bastante”, diz.

Compreender a tecnologia

“Agora é um momento crucial para os idosos compreenderem as tecnologias”, afirma Regina. A psicóloga reforça a importância de ajudar os mais velhos entenderem ou estreitaram a familiaridade com os recursos tecnológicos a fim de manter seus vínculos sociais e familiares. “Vai precisar de um neto generoso, de alguém que tenha a iniciativa de ensinar a eles, por exemplo, fazer uma vídeo chamada”, diz. Regina ainda sugere que utilizem as redes sociais para criarem grupos de interesses e compartilhar o que sabem. “Não está dando para formar grupo físico, mas é possível fazê-lo pelo WhatsApp, por exemplo. Eles podem trocar receitas, afinidades, o que gostam na vida”.

Rodízio familiar

Para Cloves, é ideal que haja um rodízio, ou seja, um revezamento organizado entre os familiares para que o idoso não se se sinta abandonado na quarentena. “Esse esquema pode ser com telefonemas e e-mails, entre outros. A ideia é manter uma rotina segundo a cultura daquela casa e família para que a pessoa não se sinta isolada emocionalmente”, diz o psicólogo.

Exercer terapia ocupacional

“O que um idoso pode fazer para preencher seu tempo? É possível bordar, jogar jogo de mesa com os habitantes da residência caso não more sozinho, palavras cruzadas, ler, fazer receitas que demandarão tempo para preparar, assar, embalar e guardar, etc”. Esses são alguns exemplos dados por Cloves para alguém com idade mais avançada garantir seu bem-estar a partir da ocupação. “Quando se tem uma contingência ou um ambiente onde o sujeito está bem, principalmente se não tiver um declínio ou um deterioro cognitivo, com certeza essa estratégia facilita bastante permanecer em casa”, explica.

Escrever

Regina indica que incentivar os idosos a escreverem é um método útil para que eles permaneçam saudáveis mentalmente na quarentena. “Escrever sobre seus sentimentos em um diário para deixar os registros às próximas gerações pode ajudá-los a sentirem-se protagonistas como testemunhas de um momento único na história”, diz.

Acessar informação

Segundo Regina, existe um imaginário social que impulsiona os adultos a infantilizarem os idosos, de modo a preferir poupá-los de algumas informações. A psicóloga explica que por existirem poucas pesquisas e estudos sobre o envelhecimento com abordagem psíquica, de subjetividade, a tendência é reforçada, mas alerta para que este comportamento seja policiado, especialmente no contexto atual. “O desconhecido gera trauma, logo, é possível amenizar a angústia e a ansiedade, bem como transmitir uma segurança maior ao fornecer dados”, diz. Para Cloves, escutar ou assistir o noticiário também é uma forma de acessar o esclarecimento.

Laís Campos - FORBES

VEJA TAMBÉM