Casa ou Apartamento - Qual o melhor investimento?

Na hora de adquirir um imóvel, muitos são os fatores a serem considerados

07/03/2017

Por Carlos Hertzog – Engenheiro e Consultor da ViaBrasil Invest

O sonho da casa própria faz parte da vida de todos nós. São anos e anos sonhando, economizando, planejando até chegar o momento de poder concretizar a compra do tão almejado lar doce lar.

E aí, comprar casa ou apartamento?

É uma decisão muito pessoal. Muitos são os quesitos que precisamos avaliar, dependendo das necessidades e gostos de cada um: segurança, privacidade, lazer, espaço, liberdade, e tantos outros. E principalmente do grau de importância que atribuímos a cada uma dessas variáveis.

Mas, deixando de lado todos esses fatores, que são importantíssimos na decisão final, qual o melhor investimento, comprar uma casa ou comprar um apartamento?

Na sabedoria popular temos o ditado que diz: comprar terra é sempre um bom negócio! E isso é uma grande verdade. A médio e longo prazo nunca se perde dinheiro comprando terras, não importando se essas terras significam uma fazenda ou se um pequeno terreno na cidade. O aumento da população faz com que a disponibilidade de terrenos e terras diminua ao longo dos anos. E aí entra a lei da oferta e demanda com a consequente valorização do imóvel terra.

E o que acontece quando compramos uma casa ou um apartamento?

Quando compramos um apartamento estamos comprando na realidade uma área de terreno que será rateada pelo número de apartamentos no prédio. Se a área do terreno são 2.000 metros quadrados e são 20 apartamentos iguais isso significa que cada proprietário faz jus a uma cota de 100 metros quadrados do terreno.

Se a compra for uma casa estamos comprando, além do imóvel construído, toda área do terreno, não apenas uma cota. Com certeza passamos a ter direito a um número maior de metros quadrados de terreno quando comparado ao que teríamos se a opção tivesse sido pela compra do apartamento.

É importante entender que o que valoriza no imóvel é a terra, ou seja, o metro quadrado do terreno. Não o metro quadrado da construção. Essa tende a ser, tanto numa casa como em um apartamento, depreciada com o tempo. De um lado surgem materiais tecnologicamente mais adequados e de outro a necessidade de manutenção constante.

Deixando de lado eventual valorização por fatores especulativos, normais e que podem acontecer em determinados períodos de crescimento econômico, bem como alguma anomalia que pode ocorrer na região, a longo prazo a valorização do imóvel casa é sempre maior daquela que ocorre com o imóvel apartamento. A eventual valorização de mercado de um apartamento é, via de regra, anulada pela depreciação e obsolescência de sua construção.

Conclusão: como investimento, a compra de uma casa é sempre a melhor opção.

Sendo segurança, a razão determinante na hora de comprar o imóvel, nossa sugestão é comprar uma casa ou então comprar um terreno e construir a casa de seus sonhos em um condomínio horizontal fechado.

Por Carlos Hertzog – Engenheiro e Consultor da ViaBrasil Invest

IMPORTANTE: Caso você tenha planos de investir na compra de imóveis, a ViaBrasil Invest é uma empresa parceira do Brasil Sênior. Seus consultores estão a sua disposição para ajudá-lo a realizar o melhor investimento possível. Essa assessoria, independente da compra ser realizada ou não, não terá custo algum.

Email: contato@viabrasilinvest.com.br
Veja mais: www.viabrasilinvest.com.br

VEJA TAMBÉM