Vitamina D e seus benefícios

Muito além da prevenção da osteoporose, conheça o esta substância que está se tornando a "queridinha" dos profissionais da saúde

18/07/2017

A Vitamina D, apesar do nome, é um dos hormônios mais importantes para a nossa saúde e é muito conhecido pela sua função de fixar o cálcio nos ossos (deixando-os mais fortes, evitando a osteoporose). Hoje, porém, sabe-se que manter os níveis deste hormônio em dia, pode evitar inúmeras doenças, além da osteoporose.

A vitamina D é produzida pelo organismo através da exposição ao sol. E é importante que seja o sol mais forte (entre 10:00 e 15:00), 3 a 4 vezes por semana, cerca de 10 a 25 minutos por dia, dependendo da cor da pele. Peles mais claras precisam de menor tempo de exposição que as peles mais escuras. Porém, isso tem sido um problema, já que as pessoas se expõe cada vez menos ao sol e quando vão para o sol, fazem o uso de filtros solares, o que não permite que os raios UVB, que são os responsáveis pelo estímulo à produção da vitamina, atravessem a pele. 

----> O sol em excesso causa malefícios como queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele, por isso, exponha-se ao sol de forma inteligente, conforme as recomendações acima <----

Se houver deficiência, este importante hormônio deve ser reposto. Por isso, pelo menos uma vez por ano, peça para o seu médico de confiança o exame que faz a dosagem da 25-hidroxi vitamina D, que deve estar acima de 30 ng/mL. Se o seu resultado estiver baixo, converse com seu médico sobre a melhor alternativa para repor a vitamina, seja através de suplementação oral, alimentação ou exposição aos raios solares. 

----> Alguns alimentos possuem vitamina D: frutos do mar - salmão, sardinha e mariscos, o óleo de bacalhau é a mais rica fonte - carnes, ovos e cogumelos. <----

Conheça os benefícios da vitamina D:

- Melhora MUITO sua imunidade

- Protege o seu CORAÇÃO

- Previne e auxilia no controle do DIABETES

- FORTALECE os ossos 

- Previne o parto prematuro

Benefícios INCRÍVEIS que estão em fases avançadas de estudos, e estão tornando este hormônios um dos "queridinhos" dos profissionais da área da saúde:

- PREVINE e AUXILIA no tratamento de 17 tipos de câncer

- PREVINE doenças autoimunes

- REGULA pressão arterial

- Diminui os índices de pessoas com DEPRESSÃO e ANSIEDADE

É importante salientar, que as pessoas idosas tem menor capacidade de produzir a vitamina D, além do fato de que se expõe pouquíssimo ao sol, sendo os principais pacientes atingidos por doenças causadas pela deficiência desta vitamina. Por isso, fica o alerta!

Por Graziella Hertzog - Farmacêutica - Especialista em Nutracêuticos
Email: grazi@brasilsenior.com.br
Whatsapp (51) 99928-1238

VEJA TAMBÉM