O que são os Nutracêuticos?

Prevenção e auxílio no tratamento de doenças + beleza e bem estar!

13/03/2017

Por Graziella Hertzog – Farmacêutica Especialista em Nutracêuticos
Email: grazi@brasilsenior.com.br | whatsapp (51) 99928-1238

O termo NUTRACÊUTICO vem da junção de “Nutriente” + “Farmacêutico”. São substâncias – nutrientes – presentes em alimentos que trazem benefícios à saúde; que possuem ação na prevenção e tratamento de doenças; que melhoram a aparência física; que aumentam a disposição e vitalidade.  Estas substâncias podem ser vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, enzimas e até fibras.

Hipócrates (460 – 370 AC), certamente mediante suas observações de que alguns alimentos promoviam uma melhoria na saúde, já fez a seguinte afirmação: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio“. Nem precisaríamos ir tão longe para perceber a importância de hábitos alimentares saudáveis. Basta lembrar das dicas de alimentos e chás, passadas de geração para geração dentro de nossa própria família.

O que ocorre: observa-se hábitos de vida e alimentares de um grupo de pessoas, que tem alguma vantagem em relação a outras populações - exemplo, vivem mais, tem menos problemas cardíacos, sofrem menos com os sintomas da menopausa, etc. A partir daí, muitas pesquisas são feitas até se chegar a uma substância isolada, o nutracêutico, que traz o benefício X ou Y para a saúde. Assim, podemos nos beneficiar destas substâncias através de comprimidos, cápsulas, xaropes, ou outras formas farmacêuticas. 

A verdade é que ainda há muita coisa a aprender, pesquisar e validar no campo dos nutracêuticos e devemos estar de olhos bem abertos, pois a medicina está cada vez mais evoluindo no sentido de tratar o paciente como um todo, não somente o sintoma da doença, e os nutracêuticos tem muito a contribuir nesse sentido. 

Estaremos no dia a dia, publicando informações sobre nutracêuticos mais conhecidos e também, sobre as últimas novidades na área.

VEJA TAMBÉM