Saúde na Melhor Idade

Dicas simples e preciosas para você manter e melhorar a sua saúde

07/03/2017

Por Graziella Bergamin Hertzog
Farmacêutica - Especialista em Nutracêuticos
grazi@brasilsenior.com.br | Whatsapp (51) 99928-1238

Quando pensamos em saúde, logo nos vem a mente: uma pessoa jovem, bela e cheia de disposição. Porém, hoje sabemos que saúde não é somente uma questão de aparência. Saúde é equilíbrio entre um corpo funcional, uma mente ativa e uma vida social feliz. Ou seja, é absolutamente possível e desejável se chegar aos 80, 90, 100 anos com SAÚDE PLENA!

Muito bonito isso; eu, você e todo mundo quer chegar aos 80 com uma saúde fantástica. Porém, como fazer isso? Infelizmente, ainda não há uma fórmula mágica, uma receita especial, ou pílula da saúde eterna.... Triste? Calma, em breve chegaremos a um consenso!

Na vida, há uma única certeza: desde o momento do nosso nascimento, um processo se inicia - o de envelhecimento. Isso é inevitável e faz parte da vida. Cada um de nós, nesse exato momento está envelhecendo. E em termos mais científicos, o que significa envelhecer?

Somos formados por milhões de células, que estão o tempo inteiro nascendo, crescendo, se multiplicando e morrendo. Durante a fase da infância, isso é bastante evidente, já que podemos observar as alterações físicas desse processo, principalmente no crescimento e desenvolvimento das capacidades cerebrais de cada indivíduo. Isso significa que durante a infância, há uma multiplicação muito eficiente das células.

Na fase adulta, isso também ocorre o tempo inteiro. Vamos a um exemplo prático: Estamos na cozinha e queimamos nossa pele em uma panela. O que acontece? Alguns dias após o acidente, a pele vai se regenerar e ficar novinha em folha. O corpo humano é uma máquina perfeita e admirável!

Porém, após os 25 anos de idade, esse processo celular vai ficando menos eficiente, e aí, vamos percebendo os sintomas físicos do envelhecimento. Primeiro, uma ruguinha de expressão na testa, depois um fiozinho de cabelo branco, depois, aos 40, aquela flacidez muscular, aquela barriguinha, que já não some mais com uma semana de dieta.... Enfim, a capacidade de substituição das células mortas e sem função por outras sadias já não acontece com tanta rapidez. Isso não significa que esse processo deixa de acontecer, somente vai ficando mais lento.

Tudo isso também acontece dentro do nosso organismo, o envelhecimento não é somente um processo externo. E o que isso pode ocasionar? Ossos são mais frágeis, digestão mais difícil, o corpo já não tem a mesma agilidade, força e vigor. Também podem vir a tona aquelas doenças tão faladas hoje em dia como pressão alta, osteoporose, diabetes, colesterol alto, entre outras. De qualquer maneira, hoje a medicina avança dia a dia e podemos conviver de forma quase pacífica com essas doenças, basta nos cuidarmos!

Esse é o processo de envelhecimento.... Mas, voltando ao início deste texto: SAÚDE = EQUILÍBRIO ENTRE CORPO, MENTE E VIDA SOCIAL! É isso que temos que almejar! Ter saúde na terceira idade não significa termos o corpo mais belo, o cérebro mais inteligente e a vida social mais agitada do mundo. Significa: dentro das nossas limitações, conseguir um equilíbrio entre esses três fatores.

Tá certo, já sei bem o que você tá pensando... como vou conseguir tudo isso? Bem, vou ser curta e grossa: basta querer! Simples, né? Daí, já vem você me dizendo: “Ah, mas eu não tenho dinheiro para viajar e conhecer novas pessoas!!! E, eu, então??? Não posso comer um chocolatinho, pois minha glicose vai às alturas.... Então, ouve o meu caso, que é pior de todos: eu esqueço de tudo... até do nome dos meu filhos!!!” Ok, eu já entendi!!! Todos temos problemas, e o primeiro passo para sermos saudáveis é aceitar as circunstâncias que nos limitam. Você não precisa ir para a Europa, para ter uma vida social feliz. Poxa, vai até a esquina e observe... por todos os lados há pessoas desejando se relacionar, buscando amizades... Inclusive, a internet é uma ótimo meio para isso. PARTICIPE DE NOSSO GRUPO NO FACEBOOK, clicando aqui. E, será que para você ser feliz, precisa tanto do chocolate? Por favor, há mil e um prazeres tão deliciosos quanto um chocolate... e você, que está esquecido? Já ouviu falar em caderninho, agenda, etc????? Minha gente, vamos atrás de nossa saúde e de nossa felicidade, aceitando nossas limitações.

Outro fator importante para uma melhor idade saudável é a PREVENÇÃO. Um antigo e sábio ditado diz: “Prevenir é melhor do que remediar.” E para mim, esse é o melhor caminho para se buscar uma maturidade saudável. Hábitos diários e simples podem mudar sua vida hoje e fazer o seu futuro mais saudável. Você está pensando: “Ixi!!!! Eu já tenho 65 anos e agora???? Ainda há tempo para mudar?” Mais um ditado: “Nunca é tarde para começar.” Não quero saber de desculpas, vamos mudar agora? Já?

Abaixo dicas simples e preciosas que vão mudar a sua vida:

1 – Alimentação saudável: todo mundo fala disso, mas eu vou repetir! Chega de tanta fritura, chega de tanto sal (sal não dá gosto aos alimentos, isso é o trabalho dos temperos), chega de enlatados, chega de alimentos prontos! Que tal ir para a cozinha? E se você não pode ou não quer cozinhar, escolha restaurantes a quilo. Ao invés de comer de forma voraz, alimente-se! Nutra o seu corpo!

2 – Água! Beba muita água! Enquanto bebe, imagine esse líquido mágico e precioso entrando nas suas células, limpado-as, lubrificando-as... Maravilhoso, não?

3 – Se mexa, meu amigo(a)! Puxa vida, sai dessa cadeira! O mundo é belo, vai dar uma caminhada, ver pessoas, ok? Queremos te encontrar na rua, na academia, na aula de pilates, na yoga.... Entre em nossa comunidade no Facebook e conheça novas pessoas.

4 – Preste atenção no histórico da sua família! Quais as doenças que seus pais e avós apresentaram? Isso, pode fornecer informações preciosas sobre os melhores hábitos de prevenção para sua vida!

5 – Leia, se informe, aprenda! Mantenha sua mente ativa! Isso é fundamental para sua saúde! A internet oferece um mundo de informações para você!

6 – Interaja! Tenha uma vida social divertida! Hoje há diversos grupos da melhor idade. Grupos alegres, que viajam juntos, que se reunem para dançar, para conversar ou até mesmo só para passar o tempo juntos! Isso é importante! Tenha amigos e seja mais feliz! ENTRE EM NOSSA COMUNIDADE E CONHEÇA PESSOAS TÃO INTERESSANTES QUANTO VOCÊ - https://www.facebook.com/groups/897565510299671/

7 – Experimente coisas novas. Nada melhor para se sentir saudável do que experimentar o novo. Nunca saiu para dançar? Nunca usou maquiagem? Nunca tomou banho de chuva? Nunca conversou com seu vizinho? Nunca comeu ostra? Nunca tomou banho de mar? Nunca ouviu música alta? Nunca chorou vendo um filme? Nunca pediu perdão? Quem sabe hoje é o dia? Hoje é o seu dia de fazer o novo.

8 – Se aceite, seja feliz, seja otimista! A vida deve ser vivida todos os dias! Faça o que você ama, o que te dá arrepios! O que te faz perder o fôlego, o que te emociona e o que te apaixona e seja saudável!

VEJA TAMBÉM