Água, a Joia Líquida

Água, essencial para a vida, para sua saúde e bem estar!

06/03/2017

Por Graziella Bergamin Hertzog - Farmacêutica e diretora do Brasil Sênior
Email: grazi@brasilsenior.com.br

H2O - uma sigla, um símbolo químico, 3 átomos que formam simplesmente um dos elementos mais essenciais para a vida – a ÁGUA!

H2O é o símbolo químico para a água e significa que cada molécula dessa substância é formada por 2 hidrogênios e um oxigênio. Ela pode se encontrar no nosso planeta em 3 estados físicos, sólido, líquido ou gasoso.

Bem, física e química a parte, qual a importância dessa molécula para nós?

Começamos analisando nosso planeta azul: 71% da superfície terrestre é coberta por água, a maior parte nos oceanos, mas também em rios, lagos, geleiras em em vapor na atmosfera. A água é absolutamente indispensável para qualquer organismo vivo, seja uma micro bactéria, invisível aos nossos olhos, seja uma baleia gigante.

E para nós, seres humanos? Entre 70 e 75% do nosso corpo é composto por água. Ela é essencial para o nosso organismo funcionar plenamente. Algumas funções básicas da água:

Regulagem térmica: através da água (suor) conseguimos manter a temperatura interna do corpo, expulsando o excesso de calor.

Eliminação de produtos tóxicos: através da água (urina) eliminamos os resíduos do nosso metabolismo, ou seja, eliminamos as substâncias que em grande quantidade são tóxicas ou que ingerimos em excesso.

Solvente universal: soluções aquosas transportam para dentro e para fora das células minerais e vitaminas responsáveis pelas atividades que nos mantem vivos.

Essas são as funções essenciais da água, porém, vale ressaltar que a ingestão constante de água auxilia na hidratação e beleza da pele e dos cabelos. Por isso é importante ingerirmos em torno de 2 litros de água por dia, independente de estarmos com sede ou não.

Fora as atividades essenciais para a vida, ela também é responsável por algumas das maiores sensações de prazer e bem estar que experimentamos! Seja em um banho de mar, piscina, chuveiro ou um passeio de barco ou a simples contemplação de um por do sol na beira de um rio... A água trás vida e beleza ao planeta!

VEJA TAMBÉM