Empregabilidade na terceira idade.

Trabalhadores idosos tem a menor participação na ocupação de empregos no Brasil.

27/02/2019

Por Sande Moraes

Diretora de Comunicação do Brasil Sênior

 

Desde algum tempo o assunto em pauta constante é de um Brasil em crise, o número de pessoas desempregadas tem crescido bastante nos últimos anos, em janeiro desde ano atingiu 12% dos brasileiros que correspondem a 12,7 milhões de pessoas o IBGE aponta ainda que em 2060 pessoas da terceira idade serão 33% da população brasileira.

Se o público jovem tem sofrido com falta de emprego, o público da terceira idade também tem vivido esta dificuldade em conseguir espaço no mercado de trabalho.

Chegar aos 60 anos de idade é uma das características de quem já deve estar aposentado, para alguns, o fato de aposentar-se não quer dizer parar de trabalhar e preferem ir em busca de um novo emprego onde possam estar em plena atividade, o que os fazem sentir-se útil e prósperos.

Embora o mercado de trabalho não ofereça grandes oportunidades para quem está acima dos 60 anos, o comportamento dos brasileiros nessa faixa etária em relação as suas decisões de continuar por mais tempo presente no mercado de trabalho tem levado algumas empresas a abrirem espaço para a empregabilidade na terceira idade.

O IBGE aponta um índice que mesmo a passos lentos e a longo prazo tem crescido, passando de 6,3% em 2012 para 7,8% em 2018 um crescimento longe do que se espera diante das mudanças na expectativa de vida e os cuidados com a longevidade que fazem com que os idosos cada vez estejam mais aptos a reingressarem no mercado de trabalho.

O projeto Brasil Sênior tem em sua essência a preocupação e o comprometimento de estar incentivando a vivência dessas pessoas a uma vida participativa no mercado de trabalho e ao mesmo tempo em busca de abrir portas para que pessoas nessa faixa etária ocupem vagas de emprego,  que possam ser vistas não como um público que se aposentou, mas pela experiência e capacidade de exercer funções em qualquer oportunidade de trabalho oferecida pelo setor empresarial de nosso país.

VEJA TAMBÉM