O Idoso no mercado de Trabalho

Pesquisa sobre terceira idade, aposentadoria e mercado de trabalho

01/05/2018

Márcia, 15 de fevereiro de 2018

O envelhecimento gradativo da população brasileira demanda novos desafios para o país, haja vista que a PEA (População Economicamente Ativa) concentra-se nas idades intermediárias, em que o cidadão apresenta as condições necessárias para o trabalho e a consequente geração de riquezas. Por essa razão, políticas públicas de prevenção aos eventuais gastos previdenciários e orçamentários devem ser tomadas para que não haja problemas relativos ao aumento médio do número de pessoas idosas no país.

A necessidade de reformar a Previdência Social brasileira vem sendo continuamente discutida. Há muitos anos que se sabia que a situação Previdenciária no Brasil era delicada. Foi só em meados dos anos 90, quando o mencionado desequilíbrio se converteu em um problema de caixa, que o Poder Executivo se mobilizou para modificar regras que regem as aposentadorias e pensões, no sentido de minimizar o desajuste que ameaçava se agravar.

A ampla reforma da Previdência Social brasileira, proposta pelo governo federal em dezembro de 2016 e inscrita na PEC 287/2016, apresenta alteração de regras em relação à idade mínima e ao tempo de contribuição para se aposentar, à acumulação de aposentadorias e pensões, à forma de cálculo dos benefícios, entre outros pontos.
O requisito de tempo de contribuição mínimo torna decisivo para o trabalhador e a trabalhadora a permanência em emprego com carteira de trabalho assinada ou protegido por regime previdenciário, inclusive na fase mais avançada da vida laboral.

Esta pesquisa está dividida em quatro capítulos: No primeiro capítulo, um breve relato sobre o envelhecimento populacional no Brasil, onde a expectativa de vida subiu para 75,2 anos segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2014. 
O segundo capítulo traz um histórico e averiguações de possibilidades das mudanças de regras propostas pelo governo à Reforma da Previdência como tema polêmico que desperta diferentes interesses, destacando a regra proposta para a aposentadoria a qual o governo pretende diminuir a despesa e manter o trabalhador contribuindo por mais tempo, provocando assim aumento expressivo de pessoas com mais de 60 anos no mercado de trabalho.
Já o terceiro, abordará como a dificuldade do idoso em ingressar no mercado de trabalho está ligada a diversas questões que devem ser entendidas, entre elas, o fato do idoso sofrer preconceitos quanto a sua idade e aposentadoria. A inserção no mercado de trabalho é uma das dificuldades a serem enfrentadas pelos idosos, mas muitas discussões relacionadas à terceira idade devem ser discutidas e divulgadas pelos diversos setores da sociedade. Por último, a metodologia adotada para a realização desta pesquisa, e a conclusão.

VEJA TAMBÉM