Brasil cai no ranking mundial de preparo para a aposentadoria, mostra pesquisa

Falta disposição - e condições - para planejar a aposentadoria

13/07/2017

POR MARIA DA LUZ MIRANDA

Os tempos ficaram mais difíceis para os brasileiros em 2017. Entre as crises econômica e política e a iminência de reforma da Previdência, falta disposição - e condições - para planejar a aposentadoria. Menos ainda do que no ano passado e na contramão da média global, segundo o Índice Aegon de Preparo para a Aposentadoria (ARRI), divulgado na Pesquisa de Preparo para a Aposentadoria, elaborada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

O Brasil, segundo os dados, é o país com maior queda em relação ao ano passado e passa a ocupar a terceira posição no índice que reúne 15 países. Na lista das nações que registraram queda no ARRI junto com o Brasil estão a França e a Alemanha.

A explicação para o caso do Brasil está na composição da renda na aposentadoria. A pesquisa revela que os brasileiros esperam que 49% de suas receitas, ao se aposentarem, venham do governo, ou seja, da Previdência oficial; outros 28% de investimentos próprios; e 23% do empregador e seus eventuais planos corporativos

Para 52% dos brasileiros, garantir uma renda suficiente para a aposentadoria é uma responsabilidade de cada um, mas só 21% dos pesquisados afirmaram saber exatamente como alcançar essa meta. E apenas 16% alegam estar bem preparados e com poupança garantida.

O alento existe: 34% dos brasileiros acreditam que estão no caminho de garantir a renda necessária, e 37% dizem se certificam que estão poupando para quando a velhice chegar. 

Fonte: O Globo

VEJA TAMBÉM