Biblioteca de São Paulo tem ambientes pensados para idosos

Além da estrutura, o programa voltado à terceira idade oferece atividades culturais e cursos de informática.

16/06/2017

Entender o cidadão e mergulhar em seu contexto. São estes os eixos do projeto ‘+60’, desenvolvido pela Biblioteca de São Paulo (BSP) em parceria com o Grupo Tellus e o SP Leituras. O resultado foi a reestruturação da instituição, que criou novos espaços e passou a desenvolver atividades ao pessoal da terceira idade.

O incentivo à leitura e a busca por um novo sentido do envelhecimento norteiam o projeto em constante atualização, pois uma das preocupações dos coordenadores é a integração cultural do idoso com as tendências do século 21. Tudo foi pensado em detalhes para que a experiência deles seja verdadeiramente proveitosa.

A estrutura

O projeto engloba bem mais do que meras mudanças físicas, por isso a estrutura também foi pensada com carinho. Um dos destaques é o ‘Espaço +60’, criado para facilitar o acesso do idoso aos materiais de leitura e às informações.
É um ambiente silencioso, com iluminação especial e poltronas confortáveis. Sobre as mesas estão cuidadosamente posicionadas lupas e luminárias e nas estantes há livros direcionados ao público em questão.

Atividades gratuitas

As atividades contempladas são desenvolvidas de forma estratégica, desde a didática até o conteúdo abordado.

O programa conta com uma agenda cultural específica que oferece à turma da melhor idade eventos, oficinas e palestras, além de cursos de informática. Tudo de graça.

Há também uma programação fixa. Todos os meses acontece um sarau, encabeçado por Terezinha Rocha e o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes.

O processo de adaptação

Usuários, atendentes e diretores participaram do processo de concepção do projeto para que todos pudessem conhecer melhor a rotina do idoso. Para isso, os voluntários iniciaram as pesquisas e entrevistaram membros da terceira idade e especialistas.

Eles também desenvolveram experiências práticas. Um dos grupos utilizou equipamentos que limitavam a locomoção e a movimentação, para sentir as dificuldades de uma pessoa com mais de 60 anos.

Biblioteca modelo

Todo este processo transformou a Biblioteca de São Paulo em uma das poucas no mundo a oferecer estrutura e atividades culturais dedicadas aos mais velhos. Então, se você tem 60 anos ou mais e leu o artigo até aqui acabou de conhecer um espaço bem bacana com todo o suporte necessário.

Se você ainda não chegou a esta faixa etária, com certeza conhece alguém para compartilhar esta dica. Além do que o espaço oferece outras dezenas de eventos gratuitos dirigidos a pessoas de todas as idades.

Fonte: Vá de Cultura

VEJA TAMBÉM