Saiba a importância e benefícios do pilates na terceira idade

Exercícios contribuem para a saúde física e mental da pessoa

12/01/2020

O número de idosos no Brasil, em 2017, era de 28 milhões e essa quantidade deve dobrar em 2042. É isso que afirma pesquisas recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa longevidade é fruto, em boa parte, dos avanços da medicina, mas diferentes exercícios adotados pelos idosos também são essenciais para este cenário. E um dos mais importantes é o pilates, que auxilia na saúde física e mental da pessoa.

Segundo o instrutor Marcley Oliveira, a prática do pilates é uma das melhores alternativas para manter a saúde na terceira idade. “Nessa fase da vida o organismo perde massa muscular, diminui o metabolismo e reduz a densidade óssea, tornando a pessoa vulnerável a doenças na coluna, nas articulações e no coração. O pilates surge como uma alternativa eficaz, pois trabalha músculos específicos, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, além da conservação da massa muscular e o condicionamento cardiovascular", explica o profissional.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de idosos portadores de doenças crônicas no Brasil chega a quase 70%, somando casos de hipertensão, depressão, dores na coluna, dentre outros.

O instrutor também destaca como os benefícios do pilates abrangem diferentes áreas do corpo. “O pilates também ajuda na capacidade respiratória. Como as atividades cotidianas passam a se tornar desgastantes na terceira idade, causando falta de ar e fadiga, o trabalho dos músculos abdominais se mostra fundamental no controle da expiração. Isso porque o fortalecimento dessa cadeia muscular é muito importante para quem apresenta complacência pulmonar", diz. 

Além disso, Marcley afirma que o pilates também é um forte aliado contra problemas relacionados a saúde mental, já que os exercícios liberam substâncias prazerosas no cérebro, como a endorfina, que aumenta o relaxamento, o bem-estar e o humor.

Redação iBahia 

 

VEJA TAMBÉM