Como treinar o cérebro para ser mais otimista (e saudável)

Um neurocientista dá dicas para reorganizar o cérebro contra a ansiedade e o pessimismo, o que poderia afastar problemas de saúde

31/10/2019

Para a melhor idade, um cérebro jovem e ativo - Pense com carinho!

A longevidade é produto de diversos fatores, os quais a ciência possui conhecimento. Entretanto, há questionamentos acerca do pensamento e o quanto ele afeta a mente o corpo físico.
Solidarizar-se, encher-se de prótons e mandar embora os elétrons circundantes, uma forma de energizar-se positivamente. Pensamento reverbera com o Universo, ele co-cria desejos e nos permite viver exatamente como quisermos: entorpecidos em amarguras, tristezas, mágoas de longa data e com crenças limitantes. Do contrário, ele pode rejuvenescer a mente com decretos de paz, harmonia, calma perante situações de aprendizado, força com garra e amor e vicissitudes do caminho. E por falar em amor, aquela máxima de “amar a si mesmo” em quaisquer circunstâncias é excepcionalmente válida quando pensamos. Descartes sabia que pensar é existir, uma existência abarrotada de energia – sim, somos feitos dela e por ela emanamos luz ou trevas.
Como treinar meu cérebro para ser jovem? Pensando simplesmente? Jamais!
Vigiar aquilo que quero e desejo para mim, especialmente o que envio aos outros é como um bumerangue, recebo o que oferto, ações implacavelmente gerando reações - a escolha é sua.
Pessoas alegres encantam ambientes, empresas, são um porto seguro. O tio chato do churrasco, a vizinha que reclama de tudo e de todos: cérebro positivo, bonito, esbelto? certamente não. A mãe que não quer ver casa desarrumada nunca, a avó que não se permite amar pela idade, que é “vítima” de si mesma – todos padecem pelo véu da negatividade.
É preciso afastar as vendas e sair dos esconderijos. Abrir-se para o Eu interior, descortinar-se de medos e inferioridades que sucumbem ao peso da crítica, da vitimização e, consequentemente, da aura negativa. Mudanças sensibilizam profundamente a alma, mas progridem a mente e a tornam saudável. O corpo, paralelamente responde melhor e resplandece: dores desaparecem, fadigas já não existem mais. O desejo pela vida de antes com a juventude de agora passa a ser realidade. O RG marca a data da vinda a este planeta, mas não denota quem somos e como devemos ser.
Jogar palavras cruzadas, aprender novos idiomas mas reclamar da vida não previne Alzheimer, ausência de memória ou anaboliza a massa cerebral. Querer o bem, que mal tem? E viver este BEM MAIOR, DESEJAR A FELICIDADE FRENTE ÀS ADVERSIDADES – caminhar rumo ao progresso.
Celebre a ginástica da sua cabecinha jovem, do seu corpo ativo e esqueça sua idade! Museu precisa de ticket para o passado, o futuro está por vir e o agora fará dele uma época melhor do que o hoje.

VEJA TAMBÉM