Pousada - Comprar pronta ou construir?

Para a maioria das pessoas é um sonho, mas temos que pensar como um investidor

08/03/2017

Por Carlos Hertzog – Engenheiro e Consultor da ViaBrasil Invest

Ter uma pousada é o sonho de muitas pessoas. Além de poder morar em um lugar mais tranquilo, com mais qualidade de vida, sair daquela rotina do dia a dia em um trabalho estressante, não ter mais que aguentar a pressão e o mau humor do chefe, enfrentar os congestionamentos das grandes cidades, significa poder administrar seu próprio negócio. Que é o sonho da maioria das pessoas.

O problema é que a grande maioria dessas pessoas não tem o mínimo conhecimento do que significa ter uma pousada. Trazem consigo apenas a experiência de terem se hospedado em uma ou mesmo várias pousadas. E que é simples, fácil, bonito, maravilhoso!

Como profissional do ramo a muitos anos posso afirmar que é um bom negócio, uma atividade como tantas outras, que exige muita dedicação e acima de tudo muita expertise no momento de decidir onde investir seu rico dinheirinho. São muitos os casos de pessoas que achavam que era simples, que não tiveram uma assessoria de um profissional competente, se iludiram e hoje estão frustrados e com suas pousadas a venda.

A escolha do lugar, o tipo de turismo que se pretende trabalhar, qual o público com o qual você se identifica, localização, estilo, esses são apenas alguns itens que você precisa se preocupar no momento em que decide investir no setor.

Aí surge outra situação que precisa ser abordada antes da decisão final de virar empresário. Comprar uma pousada já funcionando ou comprar um terreno e construir?

Três pontos principais merecem ser considerados:

1- Construir significa um projeto que vai de encontro a seus anseios e necessidades. Porém isso também significa tempo, muita incomodação (construir é sempre um grande desgaste para quem está construindo).
2- Na compra de uma pousada em funcionamento você pode quando muito fazer adequações para deixá-la dentro de suas necessidades.
3- O valor do investimento. Como o número de pousadas a venda é significativo via de regra o investimento é bem menor quando compramos uma pousada já em operação.

Aí você deve estar se perguntando, vale a pena investir numa pousada se existe tantas a venda?

Vale a pena sim. É um bom negócio, rentável, uma atividade prazerosa. Não deixa ninguém rico mas permite um padrão de vida bastante bom.

E com relação a comprar uma pronta ou construir, o que fazer? A sugestão é: quando você decidir ter uma pousada, procure um profissional do setor de turismo e hotelaria, de preferência que também entenda de mercado imobiliário. Além de analisar se você tem o perfil de ser um empresário do setor ele vai lhe dar todas as coordenadas sobre as opções a venda e em conjunto com você decidir se a sua pousada já está funcionando ou se o caminho é comprar um terreno e construir. Seguramente, se isso fosse feito toda vez que alguém toma a decisão de investir no setor não existiriam tantas pousadas a venda.

IMPORTANTE: Caso você tenha planos de investir na compra de hotéis ou pousadas, a ViaBrasil Invest é uma empresa parceira do Brasil Sênior. Seus consultores estão a sua disposição para ajudá-lo a realizar o melhor investimento possível. Essa assessoria, independente da compra ser realizada ou não, não terá custo algum.

Email: contato@viabrasilinvest.com.br
Veja mais: www.viabrasilinvest.com.br

VEJA TAMBÉM