Alimentação na Melhor Idade

Dicas de alimentação saudável na terceira idade

06/03/2017

Por Yara Canelas

Quem criou, sabia o que estava fazendo!

Fomos abençoados por uma estrutura física que vai nos acompanhar para sempre!!

Cabe somente a nós cuidarmos bem dela e acima de tudo, gostarmos de nós mesmos.

Não é a beleza o mais importante e sim a disposição e condição de ir e vir, de ter saúde, de nos mantermos ativos e saudáveis a ÚNICA coisa que realmente importa!

E como fazer para prolongar essa condição mesmo com o avançar da idade?

Alimentação saudável e exercícios físicos: esta é a receita!

Se alimentar bem é uma escolha: o que ingerimos e a forma como “mexemos ou não mexemos “ nosso corpo são as duas coisas mais importantes para envelhecer com saúde.

A melhor noticia dos últimos tempos: A expectativa de vida do ser humano aumentou e vai aumentar cada vez mais!!

A palavra é L o n g e v i d a d e...

É uma boa notícia? Sim, claro...Mas, se seu corpo vai viver mais tempo, significa que você terá que cuidar ainda melhor dele, não é mesmo?

É através dos alimentos que o nosso organismo recebe todos os nutrientes necessários ao seu bom funcionamento. Nutrientes são as proteínas, as gorduras, os carboidratos, as vitaminas, os minerais, as fibras e a água.

Causas de má alimentação :

Alguns fatores contribuem para a má nutrição dos idosos: dificuldade para engolir alimentos sólidos por algum problema de saúde, perda do paladar e olfato, problemas psico-geriátricos principalmente o uso de muitas medicações ocasionando como efeito colateral a perda de apetite, anemia (deficiência de ferro e vitamina B12), a falta de vontade de comer e também cozinhar o que pode estar sendo ocasionado por depressão, tristeza, desânimo, apatia, solidão e condições econômicas reduzidas.

Dicas

A mudança de maus hábitos alimentares pode lhe trazer mais anos de vida.

Abaixo algumas recomendações simples, que podem ser postas em prática na sua próxima refeição.

1 - ÁGUA, MUITA ÁGUA!!
Peça “Água”! Nosso organismo precisa no mínimo de seis a oito copos de água por dia. Mesmo que, habitualmente, você esteja acostumado a consumir chás e sucos, beba muita água. Aprender a beber água é uma das coisas que mais vai lhe ajudar a manter a saúde em dia: carregue sempre consigo uma garrafinha de água e se não gostar de bebê-la porque não tem sabor, coloque 3 rodelas de limão. Beba especialmente quando o tempo estiver quente e principalmente quando não sentir sede. Os idosos apresentam uma tendência maior à desidratação por possuir menor quantidade de líquido no corpo, por sentir menos sede e fome. E lembre-se: a sede não é um sinal que traduza as necessidades orgânicas e, por isso, é importante beber mesmo quando não se tem sede.

2 - COMER NA HORA CERTA E NÃO COMER DEMAIS EM HORAS ERRADAS:
O ideal é se alimentar a cada três horas, alternando, entre uma refeição e outra, frutas e chás. Mas coma as coisas certas: não coma demais nem o que não é necessário. Evite doces, frituras e sempre prefira o que é natural: sentiu vontade de comer um doce, coma uma fruta da época, geralmente são saborosas e dão a sensação de termos comido um doce.

Não tente fazer as dietas da moda: lembre-se que não é beleza o que importa e sim saúde. Você tem que estar feliz e isso não se consegue fazendo dieta!!

Mas não abra mão de comer o que pode lhe trazer benefícios e ser prazeroso!

3 - MEDICAMENTOS PODEM ESTRAGAR SEU APETITE
Alguns medicamentos causam náuseas e azia, então programe com seu médico para ingeri-los em horários distantes das refeições. E até mesmo mudar de medicamento caso ele esteja comprometendo seu apetite.

4 - SAL EM EXCESSO FAZ MAL
Substitua o sal: use ervas, gergelim, alecrim, salsinha, coentro, orégano e gengibre, entre outras, para acentuar o sabor dos alimentos, mesmo que você não tenha pressão alta.

5 - AÇÚCAR REFINADO, DE REFINADO SÓ TEM O NOME 
Não coma açúcar refinado. Use mel, açúcar mascavo ou aprenda a sentir o sabor dos alimentos comendo tudo sem açúcar. Para se acostumar, vá tirando devagarzinho, do café, do suco, das sobremesas...

O açúcar refinado quando é consumido com regularidade e em grande quantidade ou puro, gera uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, hipertensão, diabetes e até à alguns tipos de câncer. Além do mais, pode viciar por causa do aumento dos níveis de dopamina e serotonina, substâncias produzidas no cérebro e que estão associadas ao prazer e ao bem-estar.

Faça uma experiência: ao longo de um dia, toda vez que se servir de açúcar, coloque a mesma quantidade de açúcar em um copo e vá juntando até a noite. No final do dia você vai se assustar com a quantidade de açúcar que ingeriu.

6 - GORDURA ENGORDA, senão se chamaria Magrura
Apesar de sabermos hoje que as gorduras vegetais fazem bem à saúde, elas engordam e muito. Enquanto 1 g de carboidrato ou proteínha possui 4 calorias, a mesma quantidade de gordura possui 9 calorias. Assim, a palavra de ordem é consuma com moderação.

E também tem as gorduras de origem animal que possuem altas quantidades de colesterol e as gorduras trans, que são tão maléficas para o nosso coração e artérias que até são proibidas em muitos países do mundo. Toda vez que sentir vontade de comer aquele torresminho ou aquele biscoito cheio de gorduras trans, imagine seu sangue ficando groooso e suas artérias entupidas… Ruim, não é mesmo?

7 - SANTA BEBIDA 
Um (apenas um, hein?) cálice de vinho por dia. A presença de antioxidantes provindos da uva trazem grandes benefícios ao coração. 
Porém, esses benefícios serão anulados pela presença do álcool, caso a bebida seja consumida em excesso.

8 - NÃO FAÇA FORÇA PARA COMER-COMA POR PRAZER 
Aproveite e coma muito...mas não em quantidade e sim em variedade !

Exagere ...na variedade de alimentos. Dê preferência as comidas cozidas , mas varie muito pois geralmente os alimentos cozidos contêm menos vitaminas, sais minerais e fibras.

Aproveite e coma lacticínios (ricos em cálcio), escolha alimentos macios como ovos, caldos com vegetais ou cremes com arroz, massas, cereais.

9- QUANTO MAIS COLORIDO SEU PRATO, MELHOR

Enfeite seu prato-ele tem que ser C O L O R I D O !!

Sua alimentação deve ser equilibrada em carboidratos, proteínas, gorduras. O atendimento das necessidades de vitaminas e minerais é essencial (como frutas e verduras), pois esses nutrientes, além de atuar regulando diversas funções no organismo, agem como antioxidantes e previnem o envelhecimento e aparecimento de doenças.

Fique ligado em nosso site e em breve mais matérias sobre alimentação e saúde. 
E participe de nossa comunidade no facebook. Quem sabe você pode trocar receitas saudáveis com nossos amigos

https://www.facebook.com/groups/897565510299671/ 

VEJA TAMBÉM