Esporte, Lazer e Recreação na Melhor Idade

Chegou a sua hora: aproveite o tempo para fazer atividades que lhe são prezerosas

08/03/2017

Por Graziella Hertzog
Farmacêutica - Especialista em Nutracêuticos
grazi@brasilsenior.com.br | Whatsapp (51) 99928-1238

Quantas vezes em nossas vidas pensamos: “Ah, se eu tivesse tempo para fazer a viagem que gostaria ou mesmo o passeio que planejei! Ou até mesmo tempo para ver o “tempo passar”... E tantas outras coisas que não fazemos ao longo de nossa vida por falta de tempo!”

Estamos sempre “correndo”, envolvidos em nossa rotina diária e na maioria das vezes deixamos de lado aquilo que nos dá prazer. E mais que isso, deixamos de cuidar de nossos corpos e mentes em detrimento de cuidar de nossas carreiras ou dos outros.

Nada de errado nisso, porém, sabemos que com o avanço da tecnologia, além da expectativa de vida das pessoas crescer, cada vez mais elas querem tudo de forma rápida, sem esforço: TV!

Se por um lado esse avanço tecnológico é benéfico, por outro isso faz com que muitas vezes sejamos negligentes com o mais precioso que temos: nossa saúde física, emocional e mental. Apesar de passarmos grande parte do tempo crescendo intelectualmente, nossas mentes ficam ocupadas na maior parte do tempo com o mundo e não com nosso próprio Universo . Conclusão: nosso sistema interno pode entrar em conflito e implodir !

Quando entramos cronologicamente na melhor idade (60 anos), somos convidados a desacelerar esse ritmo. É aí que quero chegar: Não temos que encarar esta fase como se a partir daí tivéssemos que deixar de fazer o que vínhamos fazendo. Pelo contrario, temos que começar a fazer aquilo que tantas vezes tivemos vontade, mas que por falta de “tempo”, deixamos para algum dia!!

A forma como encaramos a chegada dessa fase é que determina quanto tempo mais teremos para viver tudo aquilo que não pudemos enquanto estávamos ocupados demais em atender as necessidades e expectativas dos outros.

Agora é a hora de curtir, de se dedicar a nós mesmos em primeiro lugar!! Não é viver na ociosidade que significa: tempo de que se pode dispor; descanso, repouso; vagar;preguiça, vadiagem. É hora de lazer: busca de um estado de satisfação, de fazer escolhas sem obrigação nenhuma.

Temos que nos recompensar por todo nosso empenho, por todas as vezes que abrimos mão de nós mesmos. Temos que nos divertir, passear, viver intensamente. Temos que vibrar todos os dias com a certeza do dever cumprido, do orgulho pelos filhos criados ,com os méritos e lembranças de nossas realizações e principalmente, com a perspectiva fase mais prazerosa de nossas vidas!!

Outro fator importante para uma melhor idade saudável é a PREVENÇÃO. Um antigo e sábio ditado diz: “Prevenir é melhor do que remediar.” E para mim, esse é o melhor caminho para se buscar uma maturidade saudável. Hábitos diários e simples podem mudar sua vida hoje e fazer o seu futuro mais saudável. Você está pensando: “Ixi!!!! Eu já tenho 65 anos e agora???? Ainda há tempo para mudar?” Mais um ditado: “Nunca é tarde para começar.” Não quero saber de desculpas, vamos mudar agora? Já?

Abaixo dicas simples e preciosas que podem mudar a sua vida:

  • Temos todo tempo de mundo e principalmente o tempo que criarmos para desfrutar do que quisermos. Nesta fase de nossas vidas, mais do que nunca, é fundamental nos mexermos!
  • E agora não temos mais desculpas: temos tempo para praticar algum esporte, para fazer parte de um programa de recreação dirigida, de participar de aulas de dança, de passear, de viajar, de caminhar etc...
  • Nesta fase temos que ser alegres e fazer o que gostamos e nos dá pra prazer. Então aproveite este momento e cuide de você! Comece agora a listar quais atividades gosta de fazer sozinho, com pessoas conhecidas ou fazendo parte de um grupo que ainda não conhece , mas que tem o mesmo objetivo que você: Viver intensamente!
  • Em todas essas atividades, o importante além de se divertir é cuidar do corpo e mente para ter sempre saúde e não fazer exercícios sem orientação ou que estejam aquém de sua condição atual. Como muitas vezes se chega a esta idade com um corpo preguiçoso por ter levado uma vida bastante sedentária, temos que ir com calma. Ter uma orientação é importante, tanto de seu médico como de alguém especializado na atividade que escolher.
  • O mais recomendado são atividades aeróbicas de baixo impacto que estão associadas com menor risco de lesões. Os exercícios aeróbicos usam grandes grupos musculares rítmica e continuamente, elevando os batimentos cardíacos e a respiração durante algum tempo. O exercício aeróbico é longo em duração e moderado em intensidade. Aeróbica por definição, significa com ar ou oxigênio. Além dos benefícios para a queima de substratos (gordura, glicose e em último caso proteína) os exercícios aeróbicos são muito benéficos também para melhorar a saúde modo geral.
  • É também fundamental alongamentos e incrementar a força muscular e, já que sua perda é associada com instabilidade, quedas, incapacidade funcional e perda de massa óssea.
  • Procure participar de atividades em grupos, seja no seu bairro, em sua cidade,em viagens... Na melhor idade o lazer tem que ser a ocupação principal, pois significa: saúde, diversão, cultura, fazer novos amigos, conhecer novos lugares e principalmente a garantia de viver esta fase de sua vida de maneira prazerosa e intensamente.

VEJA TAMBÉM