Idosos participam de exposição fotográfica e mostram que o amor não tem idade

Para os casais, celebrar o Dia dos Namorados nesta segunda-feira (12) vai muito além de beijos e abraço.

12/06/2017

Por Gilcilene Araújo - G1

a contramão de relacionamentos curtos e rápidos, três casais de idosos da cidade de Campo Maior, no Norte do Piauí, participaram de um ensaio fotográfico com objetivo de mostrar que o amor não tem idade e vai se fortalecendo com o passar dos anos. O resultado deste ensaio pode ser visto na exposição “Felicidade Não Tem Idade” que acontece na Praça Bona Primo, no município, até o dia 13 de junho. 

Para os casais, celebrar o Dia dos Namorados nesta segunda-feira (12) vai muito além de beijos e abraços. Os casais Manoel e Socorro Lima Costa, de 74 e 76 anos, José Pires e Rita Lima Paz, 76 e 68 anos, e Júlio Francisco dos Santos e Luiza Maria de Jesus, 72 e 71 anos, posaram para as lentes da fotógrafa Clebiane Gomes, em alguns pontos turísticos de Campo Maior.

Manoel Lopes da Costa e Maria do Socorro Lima da Costa estão casados há 42 anos e se conheceram brincando de passar fogueira durante as festas juninas. O casal tem dois filhos e duas netas e revelam como ter um relacionamento duradouro.

“O casal tem que obedecer um ao outro, tem que confiar, não ter ciúmes”, diz Maria do Socorro.

Jose Pires Sampaio e Rita Maria de Lima Paz eram vizinhos no interior de Miguel Alves, muitos anos depois, eles se reencontraram como vizinhos em Teresina, ficaram amigos, ela ficou viúva e ele divorciado. Depois de três anos, ela finalmente aceitou o pedido de namoro.

A família do casal é grande, pois ela tem dois filhos e cinco netos e seu José Pires tem cinco filhos, 11 netos e três bisnetos. Quando são questionados sobre o segredo de um bom relacionamento, o casal compartilha da mesma opinião. Para eles, o casal precisa se acostumar com o jeito um do outro, ceder em alguns momentos e andar juntos sempre. José Pires Sampaio e Rita Maria sonham envelhecer um ao lado do outro, de ficar velhinhos juntinhos.

Júlio Francisco dos Santos e Luiza Maria de Jesus conheceram-se nas festividades do clube do idoso há cinco anos. Foram rainha e rei do carnaval. “Se ele tiver triste, vou lá faço um carinho, tento animar, abraço” afirmou Luiza Maria.

Exposição 

A exposição “Felicidade Não Tem Idade’’ tem como uma das finalidades elevar a autoestima do casal. A assistente social Melissa Ferreira conta como a equipe teve a ideia da exposição. "A ideia da exposição surgiu após percebermos a interação entre os casais durante os encontros dos Serviços de Convivência e fortalecimento ao idoso que acontece a cada 15 dias", relatou.

Os organizadores da mostra também almejam mostrar para o público que é possível ter uma vida longa com outra pessoa e o amor não envelhecer. Além de encontrar um novo amor, que se pode fazer novos amigos, atividade físicas, jogar, dançar e ter uma vida ativa na terceira idade.
“A ideia é mostrar que nossos idosos podem e devem ser tratados com amor e atenção, buscando valorizar a terceira idade e dizer que a felicidade não tem idade”, explica a secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes.

Fonte: Portal G1

VEJA TAMBÉM