Empreendedorismo na Terceira Idade

O conceito de aposentadoria empreendedora, ativa, repleta de vitalidade vem ganhando cada vez mais força

06/04/2017

Com os avanços da medicina a expectativa de vida das pessoas tem aumentado consideravelmente. No Brasil subiu de 60 anos na década de 80 para 75 anos atualmente. Representam aproximadamente 12% da população brasileira. E todas as projeções indicam que muito em breve a idade média de vida dos brasileiros ultrapasse os 80 anos. E o que é mais importante: envelhecimento com saúde, com alegria, com novos planos, novos sonhos.

Para essas pessoas a vida começa aos 60 anos. Afinal que idade é mais propícia para alguém fazer o que gosta? Os filhos já cresceram, em geral já se conseguiu algum patrimônio, as economias pessoais permitem um mínimo de segurança, o stress ficou no passado. Parar, nem pensar. Não se pode perder o sonho da vida!

Nesse contexto ganha força o conceito de aposentadoria empreendedora, ativa, repleta de vitalidade e associada a pratica de um esporte.

Afinal são mais 20, 30 talvez 40 anos que se tem pela frente. Passou o tempo em que as pessoas chegavam aos 60/70 anos e "penduravam as chuteiras" como se diz no jargão popular. Hoje em dia tem muita gente na faixa dos 70/80 anos que é mais jovem do que muitos "velhos" de 40. São pessoas com enorme vitalidade, disposição, garra, que ao longo dos anos acumularam conhecimentos, experiências pessoais e profissionais, que vivem com planos e sonhos como se tivessem 30 anos.

Não bastasse a vontade pessoal de ter seu próprio negócio, de ter o reconhecimento da sociedade, existe muitas vezes uma necessidade familiar. Estruturar um negócio que envolva os próprios filhos, prepará-los para vida utilizando a experiência acumulada ao longo de muitos anos. Praticamente um quarto dos lares brasileiros são mantidos por pessoas acima de 60 anos.

E oportunidades é que não faltam. O Brasil está numa fase de crescimento rápido e sustentável que gera oportunidades de negócios para pessoas das mais diferentes faixas etárias. Basta ter iniciativa, vontade, acreditar em si mesmo.

Mas não se esqueça – Um mau empreendimento na mão de um bom empreendedor pode virar um bom negócio, mas na mão de um mau empreendedor nem um bom negócio sobrevive.

Sugerimos para as pessoas que desejam ter seu próprio negócio, e que não se consideram preparadas, que lêem livros sobre empreendedorismo ou que entrem em contato com o Sebrae – www.sebrae.com.br. Com certeza você terá a orientação necessária para transformar seus planos em realidade. Não deixe seus sonhos virarem fantasias.

Perfil do empreendedor

De acordo com vários estudos publicados as características principais que transformam um empreendedor num vencedor são:

Iniciativa
O empreendedor não fica esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas. O empreendedor é uma pessoa que gosta de começar coisas novas, iniciá-las. A iniciativa, enfim, é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução.

Auto-confiança
O empreendedor tem auto-confiança, isto é, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil para ele tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.

Aceitação do risco
O empreendedor aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cauteloso e precavido contra o risco. A verdade é que o empreendedor sabe que não existe sucesso sem alguma dose de risco, por esse motivo ele o aceita em alguma medida.

Sem temor do fracasso e da rejeição
O empreendedor fará tudo o que for necessário para não fracassar, mas não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso. Pessoas com grande amor próprio e medo do fracasso preferem não tentar correr o risco de não acertar, ficando, então, paralisadas. O empreendedor acredita.

Decisão e responsabilidade 
O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. O empreendedor toma decisões e aceita as responsabilidades que acarretam.

Energia 
É necessária uma dose de energia para se lançar em novas realizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais. O empreendedor dispõe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivação.

Auto-motivação e entusiasmo
O empreendedor é capaz de uma auto-motivação relacionada com desafios e tarefas em que acredita. Não necessita de prêmios externos, como compensação financeira. Como conseqüência de sua motivação, o empreendedor possui um grande entusiasmo pelas suas idéias e projetos.

Controle
O empreendedor acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele se vê como capaz de controlar a si mesmo e de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos.

Voltado para equipe 
O empreendedor em geral não é somente um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega, acredita nos outros, obtém resultados por meio de outros.

Otimismo
O empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento.

Persistência
O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente.

Por Carlos Hertzog - Empresário

VEJA TAMBÉM