Vila residencial sênior(cohousing), alternativa para uma longevidade saudável e feliz

Além de inúmeros benefícios a seus moradores, tranquilidade aos familiares

12/03/2021

Os modelos de cohousing sêniors ou vilas residenciais comunitárias já são largamente utilizadas na Europa, Estados Unidos e Canadá a mais de 40 anos. Sem sombra de dúvida uma das melhores opções de interação social e de como reduzir a solidão das pessoas de mais idade.

No Brasil somente agora esse conceito começa a ser conhecido e despertar interesse por parte da população com mais de 50 anos.

Diferente dos residenciais de idosos, que já existem opções nas grandes metrópoles brasileiras e são constituídos por prédios, as vilas residenciais são projetadas próximas aos centros urbanos. São destinadas as pessoas que buscam, além do convívio social, também o contato com a natureza.

As relações sociais saudáveis que são estabelecidas entre os moradores afastam momentos de solidão, permitem melhorar significativamente a qualidade de vida dos idosos reduzindo doenças cardio- vasculares, depressão, demência e muitas outras. O resultado, como não poderia deixar de ser, são menos hospitalizações e aumento da expectativa de vida.

Um ponto importante que deve ser considerado nos projetos de vilas residenciais sêniors são os espaços coletivos para refeições, salas de jogos, salas de estar e tv, hortas e jardins. As residências normalmente são habitações pequenas. O que importa mesmo é a interação social, o bem estar e a felicidade de todos os moradores.

Carlos Hertzog - Brasil Sënior

Whats - 48 99924-8853

https://www.facebook.com/senior.haus.br

VEJA TAMBÉM