As cores e seus significados

As cores podem influenciar seu estado de espírito, sabia?

07/03/2017

Por Graziella Hertzog
Farmacêutica - Especialista em Nutracêuticos
grazi@brasilsenior.com.br | Whatsapp (51) 99928-1238

Alguns estudos científicos comprovam que as cores podem influenciar nossas emoções. Em muitas culturas certas cores tem significados especiais e isso também acaba influenciando nosso psicológico.

A nossa preferência ou repúdio por algumas cores, pode indicar aspectos de nossa personalidade, e como nossas preferências vão variando ao longo da vida, pode indicar nosso estado emocional no momento presente.

Atualmente, as cores são utilizadas na publicidade para estimular determinadas emoções nos possíveis clientes, em ambientes para produzir sensações de paz e calma, para estimular o apetite ou a atenção e até mesmo em terapias, a chamada cromoterapia.

Na hora de nos vestir, podemos nos utilizar dos artifícios das cores para passar uma determinada mensagem para o mundo externo.

Abaixo, as cores e seus significados:

AMARELO: Simbolicamente está associada à prosperidade. É uma cor que transmite energia e otimismo. Estudos dizem que aumenta a memória durante os estudo, por isso muitos estudantes utilizam essa cor para marcar seus textos.

AZUL: Simbolicamente está associada à lealdade e fidelidade. Essa cor transmite paz, honestidade e serenidade. É utilizada para tranquilizar e relaxar. Ideal para o quarto de dormir. Porém, em excesso pode levar à melancolia.

BEGE: Transmite calma e serenidade e é uma cor clássica.

BRANCO: Simbolicamente está associada à pureza e inocência. Transmite paz, bem estar e limpeza, por isso é muito utilizada pelos profissionais da saúde. Por não absorver o calor é uma cor excelente para ser utilizada no verão.

CINZA: Uma cor sóbria, que pode transmitir muita seriedade, estabilidade e sucesso. Utilizada em excesso pode indicar estados depressivos ou de medo.

LARANJA: Cor vibrante que transmite vivacidade, energia e entusiasmo. Estimula á criatividade e coragem. Como é uma cor estimulante, não ver ser utilizada em demasia por pessoas estressadas ou irritáveis.

MARROM: Simbolicamente associada com a terra e com a estabilidade. Transmite maturidade, simplicidade e responsabilidade.

ROSA: Significa beleza, saúde e romantismo. Estimula afeição e sentimentos como amor e compaixão e gera sentimentos de suavidade, afetuosidade e docilidade.

PRETO: Na sociedade ocidental está ligada à morte, ao luto e à penitência. Também é uma cor ligada à rebeldia, muito utilizada no vestuário dos rock stars. Apesar do simbolismo é uma cor extremamente amada. Reflete poder e autoridade, sendo utilizada por homens de negócios e padres. É considerada uma cor clássica, sendo usada pelas pessoas que preferem parecer tradicionais e responsáveis. É uma cor que transmite mistério, sofisticação e luxo.

VERMELHO: Associada ao calor, à excitação e à paixão. É uma cor quente que transmite vivacidade, energia e tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e corajoso. É muito utilizada em restaurantes para estimular o apetite.

VERDE: Simbolicamente está associada à saúde e à esperança. Essa cor atenua as emoções e facilita o raciocínio correto. Transmite adaptabilidade, generosidade e cooperação.

VIOLETA: Simbolicamente está associada à espiritualidade e ao conhecimento profundo. Gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Significa prosperidade, nobreza e respeito e em excesso leva à tristeza.

VEJA TAMBÉM