Pão de amaranto russo, um estímulo à longevidade (RECEITA)

O amaranto tem benefícios incríveis à saúde que podem ajudar as pessoas a viverem mais.

15/03/2021

A palavra “amaranto” é composta por “mara”, a deusa da morte, e o prefixo “a”, que significa negação, em latim. Assim, amaranto significa “aquele que nega a morte”, ou melhor, “aquele que dá a imortalidade”. Por 8.000 anos, o amaranto esteve entre as principais plantações na América do Sul e no México, onde era usado não só para assar pão, mas também para fazer “amrita”, a bebida dos deuses e “néctar da imortalidade”.

Na Rússia, o amaranto é usado como suplemento alimentar em vários pratos desde os tempos antigos, predominantemente nas aldeias, devido a sua disponibilidade, já que crescia em todo o campo. As pessoas faziam então pão de amaranto, cujo ingrediente principal era farinha de amaranto, e às vezes até sementes e óleo de amaranto. Este pão era considerado um meio para alcançar a longevidade. Reza a lenda que os anciãos viviam por um longuíssimo — havia quem falasse em até 300 anos.

Todas as partes desta planta contêm óleo, amido, vitaminas diversas, micronutrientes, pectina, caroteno, lisina e sais minerais. Além da farinha, das sementes e do óleo de amaranto, também se usavam as folhas em saladas.

A planta passou a ser cultivada na Rússia na Idade Média, antes das reformas do imperador Pedro, o Grande, que proibiu seu cultivo — por motivos desconhecidos. Hoje, o amaranto é amplamente acessível.

 

Olga Bróvkina

Ingredientes:

350 g de farinha de trigo;

30 g de farelo de trigo;

3 colheres de chá de fermento;

1 colher de chá de sal;

2 colheres de sopa de açúcar;

350 ml de água;

3 colheres de sopa de azeite;

130 g de farinha de amaranto.

Modo de preparo:

  1. Peneire todos os ingredientes secos (farinhas, açúcar, sal, fermento, farelo de trigo) e misture-os.
  2. Dissolva o fermento em água morna e adicione à mistura seca. Adicione o azeite e misture a massa com cuidado. Vai ficar bem pegajoso.

 

Olga Bróvkina

3.Unte bem com óleo o prato em que a massa vai assentar; coloque a massa ali, cubra com um pano de prato limpo e coloque em local morno por uma hora e meia. Você pode ver na foto como a massa ganha cor.

 

Olga Bróvkina

  1. Coloque a massa em uma assadeira untada com óleo e deixe descansar sob o papel toalha por mais 20 minutos.

 

Olga Bróvkina

  1. Asse o pão de amaranto em forno pré-aquecido a 220 graus Celsius por 35 minutos.

 

Olga Bróvkina

  1. Envolva o pão em uma toalha de linho para que esfrie um pouco.

 

Olga Bróvkina

Priátnogo appetíta!

Olga Bróvkina

Por OLGA BRÓVKINA - Russia Beyond.

VEJA TAMBÉM