Por que nos sentimos mais felizes e confiantes quando envelhecemos

Quanto mais velho você fica, mais seguro e satisfeito você está com si mesmo e coma a vida

06/10/2018

Nós sabemos que a sabedoria vem com a idade - e, aparentemente, o mesmo acontece com outras felizes qualidades.

Pesquisas mostram que quanto mais velho você fica, mais seguro e satisfeito você está com si mesmo e coma a vida. Na verdade, aqueles com mais de 60 anos são mais propensos a ser mais felizes e, de acordo com um estudo recente, eles também são mais autoconfiantes do que a maioria das pessoas que ainda estão em suas décadas mais jovens.

Então, qual é o segredo para a felicidade? Infelizmente, não há uma resposta, mas vários fatores. Aqui estão apenas algumas coisas que provavelmente ajudam:

As pessoas mais velhas têm melhor saúde mental

Aqui está um caso em que sua mente pode melhorar com a idade. Em um estudo de 2016, os pesquisadores entrevistaram mais de 1.500 pessoas de todas as idades sobre a sua saúde física, cognitiva e mental. Eles descobriram que os níveis de depressão, ansiedade e estresse eram mais altos entre pessoas de 20 e 30 anos.

Dilip Jeste, psiquiatra e um dos autores do estudo, disse à Time que isso acontece porque quando estamos mais velhos, somos mais capazes de eliminar os gatilhos de estresse do nosso cotidiano, o que aumenta a percepção da felicidade.

Sua vida está mais estável quando você envelhece

Durante aqueles anos de colegial desajeitados e nos 20 e poucos bastante tumultuados, isto provavelmente não é uma surpresa. Um artigo publicado na revista Psychology Bulletin descobriu que os picos de autoconfiança estão por volta dos 60 anos, o que, segundo os autores do estudo, é provavelmente devido a um ambiente mais estável. A essa altura, você pode ter formado relacionamentos sólidos, experimentando a várias posições no trabalho ou ajudado seus filhos a se tornarem adultos confiáveis.

© bernardbodo via Getty Images

Ao ficar mais mais velho, a felicidade significa estar contente com o que você tem

Para citar a música "Soak Up the Sun", de Sheryl Crow, felicidade "não é ter o que você quer, é querer o que você tem".

Um estudo descobriu que os participantes mais jovens eram mais propensos a descrever a felicidade como momentos em que eles se sentiam em êxtase ou eufórico, de acordo com a The Atlantic. Aqueles que eram mais velhos descreveram sentir-se felizes quando estavam em paz, calmos ou relaxados, o que está mais enraizado em estar contente com o aqui e agora do que se excitar com o que está pela frente. Essa mudança é provavelmente atribuída ao aumento de sentimentos de conexão com os outros e ao momento atual à medida que você envelhece, de acordo com os autores do estudo.

Seu cérebro pode estar sendo afetado por menos respostas emocionais negativas

A pesquisa de imagens cerebrais publicada em 2004 descobriu que os indivíduos mais velhos apresentavam atividade reduzida em sua amígdala, a área do cérebro associada ao estresse e às respostas emocionais, quando mostravam imagens negativas. Isso pode significar que sua resposta automática a estímulos emocionais negativos pode se tornar mais moderada à medida que você envelhece.

Mas é preciso prestar atenção: Quando se trata de felicidade, muitas pesquisas sobre o assunto que foram conduzidas ao longo do tempo sugerem que geralmente seguimos uma curva em forma de U, significando que a felicidade também está em alta quando você está na casa dos 20 anos, antes de mergulhar na meia-idade e, em seguida, disparar novamente por volta dos 60.

Então, a década da aposentadoria não é a única vez que você atinge seu pico de felicidade, por assim dizer. Esses pontos também não cobrem todas as teorias que cercam o envelhecimento e a felicidade, são apenas alguns estudos sobre o amplo assunto.

Além disso, a verdade é que qualquer um pode aumentar seu sentimento de contentamento ou autoconfiança. Sua idade não necessariamente dita o quanto você é alegre, mas sim seus hábitos (e há muitas coisas que você pode praticar para ajudá-lo a alcançar um estado de felicidade).

Mas, no geral, a pesquisa é digna de nota - especialmente considerando o fato de que muitas pessoas pensam que o envelhecimento é uma experiência negativa mais do que positiva. Apenas uma pequena coisa para ter em mente se você está com medo da quantidade de velas em seu próximo bolo de aniversário.

Por Lindsay Holmes

VEJA TAMBÉM