Os segredos do médico japonês que estudou a longevidade e durou 105 anos

Ele acreditava que o propósito da vida era a contribuição

13/04/2019

Qual o segredo para se ter uma vida longa, feliz e saudável? Podemos ainda não ter certeza sobre uma fórmula 100% eficaz, mas talvez os ensinamentos do Dr. Shigeaki Hinohara possam nos levar adiante quando se trata de longevidade. Pelo menos para o médico funcionou bem, já que ele viveu 105 anos, ativo e consciente, atuando na medicina.

Hinohara foi um dos responsáveis pela construção das fundações da medicina japonesa, e ajudou consideravelmente o Japão a se tornar o líder mundial da longevidade, ele não somente pregava um estilo de vida, como fazia dele a sua rotina.

Uma vida de trabalho

O médico, que foi presidente da Universidade Internacional de St. Luke, e presidente honorário do hospital de mesmo nome, tinha uma série de recomendações básicas que proporcionam uma vida longa e saudável. Em entrevista ao Japan Times, ele revelou o seu segredo para viver mais, e uma das dicas é: não se aposente, e se for realmente necessário, faça depois dos 65 anos.

Ele explica o motivo, já que no Japão a idade para se aposentar era de 65 anos quando a expectativa de vida era 68. Hoje em dia, as pessoas estão vivendo mais, e a expectativa de vida aumentou para 84 anos, então ele recomenda que as pessoas também devam se aposentar mais tarde.

Segundo Kawaguchi, que trabalhava com o médico, ele acreditava que o propósito da vida era a contribuição, "Ele tinha esse incrível impulso para ajudar as pessoas, acordar cedo e fazer algo maravilhoso para outras pessoas. Isto é o que o estava dirigindo e o que o manteve vivo", disse ela em entrevista à BBC.

O seu segredo de longevidade

Na entrevista, ele compartilhou outras orientações para se ter uma vida longa. Entre elas uma que talvez não esteja muito de acordo com o que os médicos normalmente orientam os seus pacientes.

Não se preocupe tanto em comer bem ou dormir mais, ao invés disso, se divirta!

"Todos nós nos lembramos de como quando crianças, quando estávamos nos divertindo, esquecemos de comer ou dormir. Acredito que podemos manter essa atitude como adultos também. É melhor não cansar o corpo com muitas regras, como a hora do almoço e hora de dormir".

Mas ainda assim esteja atento ao excesso de peso se quiser viver muito.

"No café da manhã, eu tomo café, um copo de leite e um pouco de suco de laranja com uma colher de sopa de azeite. O azeite é ótimo para as artérias e mantém minha pele saudável. Almoço é leite e alguns biscoitos, ou nada quando eu estou ocupado demais para comer. Nunca fico com fome porque me concentro no meu trabalho. O jantar é um pouco de peixe e arroz e, duas vezes por semana, 100 gramas de carne magra".

O médico que recomenda que você não siga cegamente tudo o que seu médico te recomendar.

"Quando um médico recomenda que você faça um teste ou faça alguma cirurgia, pergunte se o médico sugeriria que seu cônjuge ou filhos passem por esse procedimento. Ao contrário da crença popular, os médicos não podem curar a todos. Então, por que causar dores desnecessárias? Com cirurgia? Eu acho que música e terapia animal podem ajudar mais do que a maioria dos médicos imagina".

Uma forma de anestesiar a dor é a diversão.

"A dor é misteriosa, e se divertir é a melhor maneira de esquecê-la. Se uma criança tem dor de dente e vocês começam a jogar um jogo juntos, ela imediatamente esquece a dor. Os hospitais precisam atender às necessidades básicas dos pacientes. Todos querem se divertir. No St. Luke temos terapias musicais, animais e aulas de arte".

E aí,  você não acha que são dicas fáceis de adaptar ao seu dia a dia? Vai tentar seguir os conselhos do médico para ter uma vida mais longa?

POR CRISTYELE OLIVEIRA 

VEJA TAMBÉM