Conheça o programa de extensão da UDESC para pessoas da melhor idade.

Entrevista exclusiva com a Professora, Dra Emiliana Debetir, Coordenadora do ESAG Sênior.

11/10/2018

Por Sande Moraes

Com o objetivo de proporcionar oportunidades às pessoas da melhor idade, que buscam preencher o tempo vazio com algo positivo agregando valores à sua qualidade de vida,  a Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC através do  ESAG – Escola Superior de Administração e Gerência, implantou o ESAG Sênior, um programa de extensão que nasceu a partir da demanda da própria comunidade.

Dessa forma, aproveitando o espaço existente na sede da UDESC e contando com a disponibilidade de professores voluntários, foi disponibilizado um curso de aperfeiçoamento profissional na área de empreendedorismo e de voluntariado, realizado dentro do período de um ano com teoria e prática. – “A Ideia é possibilitar às pessoas ampliarem seus conhecimentos na área de empreendedorismo de negócios e social. Elas saem mais capacitadas, se quiserem trabalhar na área de voluntariado, sabendo elaborar projetos, e ou,  abrir um pequeno negócio”.- disse a Dra Emiliana Debetir, Professora e Coordenadora do Programa de Extensão ESAG Sênior.

O programa ESAG\UDESC Sênior está destinado a pessoas com idade mínima de 45 anos (sem limite de idade) que tenham o segundo grau completo, residam na grande Florianópolis e possuem tempo disponível.

O curso de Formação Complementar em Administração tem uma grade bastante eclética, com  disciplinas  que são obrigatórias e optativas, são disponibilizadas , igualmente  visitas técnicas guiadas, com palestras aos alunos.

O ingresso ao programa  ocorre através de uma prova  nas disciplinas de: Conhecimentos Gerais na área de empreendedorismo e voluntariado, Raciocínio Lógico e Português. Os aprovados serão submetidos a uma entrevista que segundo a professora Emiliana Debetir visa a verificar o grau de comprometimento do aluno ao programa.

A demanda pela procura do programa, ESAG Sênior em 2017, atingiu uma média de dois alunos por vaga, porém houve uma alta desistência, como explica a professora Emiliana Debetir – “Nesse ano (2018) o nível de desistência esta alto  em função da situação econômica do nosso país. Várias pessoas aposentadas tiveram que voltar ao mercado de trabalho.”

Duas das disciplinas específicas do programa ESAG Sênior  Plano de Vida e Carreira e Recursos Humanos,  tem como objetivo preparar as pessoas que se aposentam, para a vida após o desligamento do trabalho. Esta é uma forma de ajudá-las a encontrar novos caminhos e continuar a se sentirem úteis.

“Nós trabalhamos a transição do para a aposentadoria.  Para isto, priorizamos  os professores voluntários que tenham formação na área da psicologia para trabalhar a perspectiva futura destes alunos”.

A professora Emiliana Debetir concluiu a nossa reportagem com a seguinte mensagem:

“Nunca é tarde para aprender e socializar o que você sabe.

ESAG  Sênior é um curso pensado para as pessoas na idade madura,  um curso interessante, que tem sido avaliado de forma muito positiva pelos que fazem.”

Em suma, ESAG Sênior é para as pessoas que queiram aprender sobre administração, empreendedorismo, projetos,  ampliar a rede de relacionamentos, trocar seu “know-How” ou abrir o “networking”.

Se você pretende ingressar no programa ESAG Sênior as inscrições para o seletivo 2019 estão abertas e podem ser feitas com acesso ao link: www.esagsr.blogspot.com

VEJA TAMBÉM