Aos 100 anos, idoso faz academia, dirige e pesca

'A vida é um manso lago azul'

14/10/2018

Por Pedro Salgado, TV TEM Itapetininga

Ter 100 anos de idade não é impedimento para o morador de Avaré (SP) Antônio Genez Parise deixar de dirigir, praticar pesca, ir para a academia e sair com os amigos.

O aposentado, que tem até o nome em uma academia como exemplo de determinação, é inspiração para muitos moradores da cidade.

De acordo com Antônio, o segredo para a vitalidade é aproveitar cada momento e não se importar com a idade. O importante é ter força de vontade.

“A vida é igual está no meu livrinho, um manso lago azul. Horas alegres cantando e horas triste chorando. Tem que aproveitar”, diz.

 

Aos 100 anos de idade, morador de Avaré faz academia  — Foto: Reprodução/TV TEM

Aos 100 anos de idade, morador de Avaré faz academia — Foto: Reprodução/TV TEM

 

Aposentado, Antônio conta que trabalhou como alfaiate e juiz de cartório por 65 anos, casando mais de 10 mil pessoas. Viúvo, ele tem dois filhos, um que mora nos Estados Unidos e o outro em São Paulo.

O idoso afirma que sempre gostou de dirigir, ter independência e resolveu, mesmo com a idade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Nascido em 8 de agosto de 1918, ele pode dirigir até 2019.

“A mocinha falou brincando para mim que eu tinha 100 anos e não precisava tirar mais. E eu falei que queria sim. Eu fiz todos os testes. Leio até jornal sem óculos e está tudo funcionando. Passei”, afirma.

 

Morador de Avaré tem CNH renovada até 2019 — Foto: Reprodução/TV TEM

Morador de Avaré tem CNH renovada até 2019 — Foto: Reprodução/TV TEM

 

Na academia que frequenta, em um clube da cidade, o idoso chama a atenção. Dante Villardi treina com ele e afirma que todos se inspiram no aposentado.

“É uma inspiração com sua idade, vitalidade e, principalmente , pelo prazer dele em ir treinar”, diz.

 

Durante os treinos, Antônio conta com ajuda profissional da treinadora Rosana Tiburcio. Para Rosana, ele é um ótimo aluno.

“O senhorzinho não aparenta toda essa idade não. É centenário. Ele dá muito trabalho, chega na academia e nós temos que atender e fazer todo o procedimento, mas dou muitos elogios. Ele é um ótimo aluno assíduo e diariamente se encontra na sala de musculação”, conta.

 

idoso de 100 anos de idade é inspiração para moradores — Foto: Reprodução/TV TEM

idoso de 100 anos de idade é inspiração para moradores — Foto: Reprodução/TV TEM

 

E a atividade do jovem centenário não para por aí. Antônio diz que costuma ir até a represa de Jurumirim (SP) para pescar com um amigo, que é seu fisioterapeuta e tem 73 anos a menos.

“Ele me ensinou não só a maneira de pensar, mas muita coisas, como a força de vontade, e saber que é possível chegar a certa idade podendo aproveitar”, diz Gustavo Henrique Rodrigues.

O casal Adelina e Lauro Russo conta que Antonio Genez é exemplo para todos.

“Graças a Deus ele abençoou bem a nossa união, em 23 de setembro de 1989. A gente conhece ele há muitos anos e ele é um exemplo para todos nós”, afirma Lauro.

 

Morador de Avaré com 100 anos de idade passa o tempo pescando com amigo  — Foto: Reprodução/TV TEM

Morador de Avaré com 100 anos de idade passa o tempo pescando com amigo — Foto: Reprodução/TV TEM

 

 

Morador de Avaré comemora 100 anos de idade — Foto: Reprodução/TV TEM

Morador de Avaré comemora 100 anos de idade — Foto: Reprodução/TV TEM

 

VEJA TAMBÉM