5 mulheres que influenciaram o cinema no mundo

O cinema mundial foi tremendamente impactado por alguns personagens que mudaram a história. Entre estes ilustres estão algumas notáveis mulheres que precisam ser reconhecidas.

08/01/2019

Meryl Streep, atriz

5 mulheres que influenciaram o cinema no mundo

Famosa por ser uma das atrizes mais premiadas de todos os tempos, Meryl Streep já recebeu 19 indicações ao Oscar(recorde entre as categorias ligadas a atuação), vencendo três vezes. Também recebeu 29 indicações ao Globo de Ouro, vencendo oito, outro recorde para o prêmio. A atriz também recebeu dois Emmys, dois Screen Actors Guild Awards, o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e no Festival de Berlim, cinco New York Film Critics Circle Awards, dois BAFTA, dois Australian Film Institute Award, quatro indicações ao Grammy Award e uma indicação Tony Award, entre outros prêmios.

Recebeu o prêmio honorário do American Film Institute em 2004 e o Kennedy Center Honor em 2011, por sua contribuição para a cultura dos Estados Unidos através das artes performáticas, sendo a mais jovem artista da história a receber esta distinção. Foi condecorada por duas vezes pelo presidente Barack Obama, em 2010 e 2014, com a Medalha Nacional das Artes e a Medalha Presidencial da Liberdade, mais alta condecoração civil dos Estados Unidos.

Hattie McDaniel, atriz

 

5 mulheres que influenciaram o cinema no mundo

Atriz e cantora norte-americana. Em 1940 tornou-se a primeira artista afrodescendente a receber o Óscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme: E o Vento Levou.

Nasceu em Wichita, no Kansas em 10 de junho de 1895. Seus pais eram o pastor batista Henry McDaniel e a cantora gospel Susan Holbert. Sua avó paterna tinha sido uma escrava num grande latifúndio da Virgínia, e seu pai nasceu sob a condição de escravo. Henry McDaniel serviu como soldado no Exército da União durante a Guerra Civil Americana. Hattie era a mais nova de treze irmãos. Sua família viveu brevemente em Fort Collins, no Colorado, na Rua Cherry número 317 (numa casa que existe até hoje), e Hattie estudou na Escola Franklin.

Edith Head, designer de figurino

5 mulheres que influenciaram o cinema no mundo

Edith Claire Posener nasceu em San Bernardino, Califórnia nos Estados Unidos em 28 de Outubro de 1897. Era formada em Letras/Francês pela Universidade da Califórnia em Berkeley em 1919, no ano seguinte fez o seu mestrado em línguas românticas. Começou como professora substituta lecionando francês na Escola Episcopal em La Jolla, um ano após começou a ensinar francês na Escola de Hollywood para Meninas, desejando um salário maior, Edith entrou na Faculdade de Arte Chouinard frequentando as aulas à noite, assim ela poderia lecionar disciplinas de arte também. Foi lá que Edith conheceu o seu marido Charles Head, irmão de sua melhor amiga Betty.

Casou-se no dia 25 de Julho de 1923, o casamento durou até 1936, quando se divorciou de Charles. Mesmo separada, Edith manteve o sobrenome do ex-marido por questões profissionais.

Em 1924, mesmo sem experiência com arte, design e figurino consegue uma vaga no departamento de figurino nos Estúdios Paramount, anos mais tarde, ela admitiu que pegou “emprestado” os desenhos de outra pessoa para a entrevista de emprego.

Laura Cardoso

5 mulheres que influenciaram o cinema no mundo

Laura Cardoso, nome artístico de Laurinda de Jesus Cardoso Baleroni (São Paulo, 13 de setembro de 1927), é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. É considerada uma das melhores atrizes do País.

Pioneira da televisão no Brasil, Laura tem atuado em teleteatros, séries e novelas desde a década de 1950 na extinta TV Tupi, estreando em 1952 com Tribunal do Coração, e depois em várias emissoras. É uma das atrizes que mais atuou na TV com 74 trabalhos em seu currículo, incluindo mais de 50 novelas. Também fez 28 longas-metragens para o cinema. Em 2002 ganhou o Troféu Mário Lago pelo conjunto de sua obra na televisão. É viúva do ator, roteirista, diretor e produtor de televisão Fernando Baleroni com quem teve duas filhas: Fátima e Fernanda. É sem dúvida uma das mulheres mais importantes do cinema nacional.

Fernanda Montenegro 

5 mulheres que influenciaram o cinema no mundo

Fernanda Montenegro (nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves Torres; Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929), é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão.
Considerada, tanto pelo público quanto pela crítica brasileira, como uma das maiores mulheres do teatro, TV e cinema de todos os tempos, é a única atriz brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz, sendo nomeada por seu trabalho em Central do Brasil, em 1998.

VEJA TAMBÉM