Emoção e alegria marcaram Cerimônia de formatura dos alunos do CFMAG/NETI de 2017/18

Formatura dos alunos do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG/NETI, de 2017/18, realizada na tarde do dia (27), no auditório da Reitoria da UFSC.

30/11/2018

novembro 28, 2018

 

A formatura dos alunos do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG/NETI, de 2017/18, realizada na tarde de ontem (27), no auditório da Reitoria da UFSC, foi marcada por momentos de intensa emoção e alegria. Prestigiaram a Cerimônia, a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann; o coordenador de Ações de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC, Juan Antonio Altamirano Flores; a coordenadora do NETI, Jordelina Schier; a Paraninfa de turma, professora Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva; a Patronesse e professora, Eloá Aparecida Caliari Vahl e a Coordenadora do CFMAG, também professora, Cecília Godtsfriedt, ao lado de professores do NETI, colaboradores, alunos, familiares de alunos e convidados.

 

Pastor Edson Martins, durante a Celebração
 
Formandos do CFMAG, na leitura das preces

 

Magna Teresinha da Luz Martins, ao lado do Pastor. Celebrante focou o desenvolvimento humano em todas as suas fases, do nascer ao envelhecer,  e recebeu aplausos


O culto inter religioso, celebrado pelo Pastor Edson Martins, da Igreja Presbiteriana, e pela representante da Doutrina Espírita, Magna Teresinha da Luz Martins foi um dos pontos altos da  Cerimônia, aberta com o Hino Nacional, cantado pelo Grupo de Canto Vozes da Ilha, sob a regência do músico Nilzon Aguiar.  No total, o NETI formou 16 alunos, elevando para 48 o número de turmas contempladas com certificação do CFMAG, desde a criação do Curso, em 1991.

A Cerimônia também foi marcada por homenagens e agradecimentos. Do lado dos formandos, ganharam destaque os oradores, Edna Maria Schmidt e Pedro Rogério Martins e a homenageada da Turma, Irma Ayala Jesus, que em dezembro próximo completa 80 anos. Outro momento bonito ficou por conta do firmamento de Compromisso dos formandos, que de pé, braços direitos estendidos, prometeram honrar os princípios que norteiam o CFMAG, conduzidos pela fala da colega Terezinha da Costa Silva Cardoso.

 

 

 

 

Composição da mesa, da esquerda para a direita: Professora Emiliana Cardoso, Juan Antonio Flores, Vice-Reitora, Alacoque Lorenzini e professoras, Jordelina Schier, Eloá Caliari Vahl e Cecília Godtsfried 

 

Irma Ayala, à esquerda, recebeu flores de Adélia Costa Silva, em homenagem feita pelo Grupo

 

Professora Emiliana Simas Cardoso, Paraninfa da Turma, que também identificou na mesa antigos alunos seus, destacou potencialidades do CFMAG, habilidades individuais e crescimento dos formandos durante o Curso

 

Ao final de seu pronunciamento, a Paraninfa da Turma "Unidos pela Força do Abraço" pediu licença para quebrar o protocolo e reuniu os formandos numa grande roda de abraço, como costumava fazer em classe, ao final de suas aulas de Dinâmica de Grupo

 

 

Coordenadora do NETI, Jordelina Schier, destacou a importância do CFMAG/NETI para o NETI e a sociedade. "Tenho certeza que as sementes distribuídas nesse Curso germinaram e deram frutos", observou

 

Vice-Reitora, Alacoque Lorenzini Erdmann, cumprimentou a cada um dos formandos e elogiou a equipe do NETI pela relevante papel junto à UFSC e a sociedade,  voltado à promoção do desenvolvimento humano, em especial à Terceira Idade

 

 

 

Turma "Unidos pela Força do Abraço" subiu ao palco da Reitoria para a foto histórica 

 

Ao centro, o colega Ricardo Ávila, que foi à Reitoria prestigiar a Turma. O Grupo também saudou o colega Osvaldo José da Silva, que não pode comparecer à Cerimônia

 


 

 



Discurso dos Oradores foi marcado pela emoção
 




Os oradores da Turma “Unidos pela Força do Abraço”, Edna Maria Schmidt e Pedro Rogério Martins, fizeram um discurso emocionante, em que traçaram a trajetória 

do Grupo desde o primeiro dia de aula, em março de 2017. A dupla destacou a importância de voltar a estudar na Terceira Idade, a descoberta da Gerontologia enquanto ciência do Envelhecimento, a influência do aprendizado para a desconstrução da imagem do idoso estereotipado como decrépito, desmistificando o preconceito em relação ao envelhecimento e a importância e contribuição do NETI no protagonismo, empoderamento da pessoa idosa e na formação de agentes transformadores da sociedade. Também foram feitas ressalvas quanto à necessidade de “aparar arestas” e de se processar ajustes ao Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica, como forma de atender ainda melhor as turmas futuras.  Abaixo, o discurso na íntegra, proferido durante a Cerimônia.



Por Edna Schmidt e Pedro Rogério Martins

 

Boa Tarde a todos. Primeiro agradeço e exalto a DEUS, porque é a fonte de toda sabedoria.

Meus cumprimentos à Excelentíssima Senhora Alacoque Lorenzini Erdmann, Vice- Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, em nome de quem saúdo todas as autoridades da mesa, e outras aqui presentes. Cumprimento também a enfermeira Dra. Jordelina Schier, coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI , a Paraninfa professora Sra. Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva, a Patronesse professora Sra. Eloá Aparecida Caliari Vahl, e a coordenadora da turma professora Sra. Maria Cecília Antonia Godtsfriedt, a qual nos prestigiou com o nome da turma do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica de 2017/2018 e a todos os convidados. Meu cumprimento especial aos nossos pais, esposos, demais familiares e amigos que aqui vieram participar deste momento que representa para nós uma grande vitória.

Inicialmente, gostaríamos de dizer que é uma honra para nós estarmos aqui na qualidade de oradores oficiais, do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica/2017-2018.

Quando iniciamos a nossa caminhada em março/2017, éramos 29 alunos, cada um trazendo consigo suas experiências e saberes. O que nos unia é que estávamos todos em busca de um aprendizado de qualidade para o estudante idoso, e que viesse nos orientar e alargar os nossos horizontes em face do momento vivido.

Logo nas primeiras aulas tivemos Psicologia (dinâmica de grupo), em que cada um pode manifestar-se, falar o porque de estar ali! O que veio buscar!

A importância de voltar para uma sala de aula depois de muitos anos, alguns há mais de três décadas, com um novo olhar, percebendo que a vida é bela e que a cada dia ganhamos novas oportunidades. Aprendemos que chega um determinado momento em que mesmo com muitos afazeres, os nossos encontros realizados duas vezes na semana, passaram a ser também prioridade. Se alguém se ausentava, UM COLEGA PROCURAVA LOGO SABER O MOTIVO.

Ficou claro, o que todos queriam; respeito, entender-se como idoso e compreenderem seus pares, principalmente desconstruir a imagem do idoso estereotipado como decrépito, desmistificando o preconceito em relação ao envelhecimento.

Todos os professores partilharam seus conhecimentos de uma forma clara, objetiva, cada um querendo dar o seu melhor. Quando tivemos o primeiro contato com a ciência da Gerontologia, passamos a compreender o processo de envelhecimento em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

Havia uma sintonia tão intensa entre os mestres e os alunos, que inclusive uma das mestras dizia: ser pura bruxaria!

No primeiro semestre de2017, tivemos uma aula sobre o desenvolvimento da semente, tão equivalente ao princípio da vida humana. A semente inicia-se antes carinhosamente no preparo da terra, planta-se, nasce, cresce, floresce, dá frutos, ah! Quanto zelo, mestra! E depois morre!

Nesta ocasião, a turma de monitores da Ação Gerontológica começou a querer algo mais. Foi quando nasceu a idéia da criação do BLOG integraNETI, que hoje está na mídia como um canal de comunicação entre os meios acadêmicos de todo o país, e a sociedade em geral, dando ao idoso a visão de novos tempos. O Blog integraNETI tem atualmente mais de 30 mil visualizações.

Em outros momentos, tínhamos a convivência natural da sala de aula: as trocas de experiências, as amizades, a solidariedade, a confraternização ( cabe relatar que nos encontrávamos fora do ambiente do NETI, na casa de uma das amigas do curso, a Graça, a qual abriu seu lar para acolher a todos, sendo criado com carinho neste espaço o famoso Café do Bule). O somatório desse conjunto de fatores traz um impacto altamente positivo na vida dos participantes, melhorando a percepção sobre o envelhecer e fazendo com que as pessoas vivenciem novas oportunidades e perspectivas de uma vida saudável, participativa e feliz.

Ao longo da caminhada, muitos traçaram conosco a mesma meta, mas infelizmente não conseguiram chegar até aqui. Para eles fica nosso carinho e amizade.

O NETI coloca o conhecimento da Gerontologia à disposição da comunidade, desenvolvendo estudos e pesquisas, sendo inclusive laboratório para jovens universitários, inserindo e promovendo as pessoas idosas no meio acadêmico, como sujeito em transformação e agentes transformadores da sociedade.

Também faz com que o idoso participe das mudanças da sociedade, nas organizações e programas para valorização da pessoa idosa, dando subsídios para uma política de resgate do idoso na sociedade brasileira, amparada através da Política Nacional do Idoso, Lei n. 8.842, de 04 de janeiro de 1994, e do Estatuto do Idoso Lei n. 10.741, de 01 de outubro de 2003.

O idoso é, antes de tudo, um sujeito de direitos e deveres, um cidadão ao qual nossa sociedade deveria dispensar tratamento diferenciado e garantidor de dignidade, liberdade e bem-estar. O trabalho com idoso significa instigá-lo a ser protagonista da própria história, a querer envelhecer ativamente e feliz, da forma como melhor lhe aprouver.

O curso nos levou à reflexão e nos remeteu a uma nova realidade, aprimorando nosso conhecimento e aprendizado nas áreas de Psicologia, Gerontologia, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Direito, Enfermagem, Estágio, Comportamento e Crescimento Espiritual.

O conteúdo apresentado ao longo do curso nas diversas matérias, nos levaram a reformular conceitos arraigados, para que possamos viver melhor e incentivar a nossa melhora de humor e coragem para encarar as dificuldades da vida.

O NETI ampliou a nossa visão para o valor de nossas vivências. Descobrimo-nos e passamos a perceber a pessoa heróica, sábia, capaz de enfrentar e desafiar as adversidades e perdas, construindo maneiras diferentes de reagir após os conhecimentos adquiridos.

Que nessa nova jornada que iremos trilhar, possamos ser pessoas fortes, destemidas e audaciosas, porque não? Hoje estamos empoderados, com novo vigor, e capazes para nos colocar em qualquer situação que a vida nos apresentar. As dificuldades certamente virão, porém, sabemos que estamos aptos a vencer cada uma delas.

Assim como nós tivemos esta oportunidade de fazer este Curso de extensão na área da Gerontologia, que a UFSC/NETI possa dar continuidade a este projeto maravilhoso, aparando e renovando algumas arestas necessárias, e também, oportunizando a outros idosos o direito ao conhecimento para o envelhecimento saudável, digno e sustentável.

O NETI nos tirou da inércia, nos fez reviver com um novo olhar, novo respirar, novo pensar, nos revigorou e entregou-nos a vida, renovou todo o nosso ímpeto de juventude, resgatando nossos sonhos. Enfim,  recriou nossa alegria de viver.

Caros colegas formandos, que belos exemplos de determinação/dedicação estamos dando a comunidade de universitários da UFSC, a sociedade em geral, aos nossos filhos, netos, bem como a todos os nossos familiares e amigos.

Tenho certeza que não temos aqui, apenas o fim de uma etapa, e sim o início de novas caminhadas.

“A mente que se abre para uma nova idéia, jamais volta ao seu tamanho normal.”  Pensamento de Albert Einsten.

Deus nos abençoe!

Sejamos Felizes, queridos formandos!

 


Texto: Vanda Araújo
Fotos: Osvaldo Ávila, colaborador do Blog integraNETI e familiares da formanda Rita de Cássia Silva

VEJA TAMBÉM