Estilo em alta acima dos 60

Mulheres idosas abrem caminho para uma reinterpretação da velhice

28/06/2018

Na semana passada, o jornal “The New York Times” publicou reportagem sobre uma nova categoria de ídolos no Instagram: mulheres acima de 60 anos. Uma delas é Lyn Slater, 64 anos e professora universitária, que declarou: “não tenho 20 anos e não quero ter 20, mas sou realmente bacana, é o que penso quando posto uma foto”. Casadas, solteiras, divorciadas, viúvas, ainda na ativa ou não, a maioria com netos, elas exibem seu estilo de vestir e viver ganhando seguidores e abrindo caminho para uma reinterpretação da velhice.

 

Ari Seth Cohen, criador do Advanced Style: homenagem ao estilo de mulheres mais velhas (Foto: Divulgação)

Ari Seth Cohen, criador do Advanced Style: homenagem ao estilo de mulheres mais velhas (Foto: Divulgação)

 

Um dos responsáveis por desbravar esse território é Ari Seth Cohen, um californiano que ainda está na casa dos 30. Em 2008, quando foi morar em Nova York, se encontrava uma mulher mais velha na rua que chamasse sua atenção, pedia licença e a fotografava. Na sequência criou um blog, o Advanced Style, lançou dois livros e um documentário e acabou criando um nicho, fazendo campanhas publicitárias para grandes marcas com suas “modelos”. “Sempre quis mostrar que se pode ter estilo, ser criativo e vital em qualquer idade”, diz em seu site. A inspiração veio de quem considerava sua melhor amiga: a avó, Bluma. “Aos 7 ou 8 anos, eu desenhava as roupas que ela e as amigas usavam, e aquelas figuras mais velhas me fascinavam”, costuma contar. Foi a avó que o fez se interessar por arte e moda, incentivando-o a ir para Nova York se quisesse ter uma carreira criativa.

 

Idosas retratadas por Cohen: estilo, criatividade e excentricidade nas ruas de Nova York (Foto: Divulgação)

Idosas retratadas por Cohen: estilo, criatividade e excentricidade nas ruas de Nova York (Foto: Divulgação)

 

Cohen afirma que seu objetivo é apresentar pessoas que vivem vidas plenas, que continuam crescendo sem serem vencidas pela passagem do tempo. Ele tem vários vídeos curtos no YouTube com depoimentos não só de mulheres, mas também de casais que estão juntos (e se dão bem) há décadas. Numa dessas gravações, uma idosa de 85 anos dá sua receita para se cercar de pensamentos positivos: “sente-se relaxada e imagine uma bolha branca ao seu redor. Ao estar ali, nada de negativo poderá entrar, somente coisas positivas estarão à sua volta”.

 

Debra Rapoport: “com criatividade não há regras, nem medo” (Foto: YouTube)

Debra Rapoport: “com criatividade não há regras, nem medo” (Foto: YouTube)

 

Debra Rapoport é uma de suas descobertas. Juntos, fizeram uma palestra na qual, emocionada, ela resumiu: “com criatividade não há regras. E não há medo”. Cohen se considera um militante da causa do envelhecimento: “essas mulheres são embaixadoras da idade e deixaram de se sentir invisíveis. Podem mostrar sua liberdade, criatividade, excentricidade. Muitas garotas me escrevem para dizer que elas são uma inspiração, que ao vê-las não temem mais envelhecer. Quem ignora ou negligencia os mais velhos não se dá conta do seu valor, do quanto ainda têm a oferecer”.

Por Mariza Tavares

VEJA TAMBÉM